Assessor especial do Ministério da Saúde defendeu chefes de milícias do RJ e Salvatore Cacciola


Publicado em 22/05/2020 as 10:22

Recém-nomeado “assessor especial” de Eduardo Pazuello — ministro interino da Saúde —, o advogado criminalista Zoser Plata Bondim Hardman de Araújo já defendeu chefes das maiores milícias do RJ.

O G1 e a TV Globo apuraram que entre os clientes de Zoser estão:

  • Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, apontado como chefe da milícia Liga da Justiça, preso em penitenciária federal, com múltiplas acusações de homicídios;
  • Wallace de Almeida Pires, o Robocop, suspeito de ser um dos chefes da milícia da Gardênia Azul, executado em julho de 2019;
  • Daniel Santos Benitez Lopez, ex-tenente da PM, condenado pelo assassinato da juíza Patrícia Acioli;
  • Salvatore Cacciola, ex-banqueiro condenado por gestão fraudulenta.

Não está claro o que criminalista vai fazer no ministério.

G1 tentou contato com Zoser e questionou o Ministério da Saúde sobre a nomeação, mas, até a última atualização desta reportagem, não havia resposta.

Ricardo Teixeira da Cruz, conhecido como Batman, foi chefe da milícia conhecida como "Liga da Justiça" em meados dos anos 2000.

Em novembro de 2013, Batman foi condenado a 30 anos de prisão.

Batman havia fugido da prisão em outubro de 2008, onde cumpria pena de 9 anos e 8 meses, e, até ser recapturado – em maio de 2009 –, teria reassumido o comando da milícia.


Zoser defende Ricardo em um processo em que "Batman" foi denunciado por homicídio qualificado. Em 2007, ele, André Luiz da Silva Malvar e outros dois homens, segundo o Ministério Público, metralharam um carro na estrada do Mendanha, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

Em 2018, apesar de tentativas de relaxamento da prisão preventiva, a Justiça decretou que Ricardo e outro acusado, André Luiz da Silva Malvar, deveriam permanecer presos em presídio federal fora do Rio de Janeiro.

Batman fugiu do presídio de segurança máxima, Bangu 8, em outubro daquele ano, pela porta da frente, acompanhado de dois homens vestidos de preto. Ex-policial militar, foi expulso da PM em 1992, quando fazia parte do Batalhão de Choque.

 

 

Do G1