Defensoria Pública do Estado celebra o Dia do Defensor Público com diversas ações


Publicado em 14/05/2018 as 07:10

A Semana do Defensor Público terá inicio nesta segunda-feira, 14, às 14h, com uma palestra para defensores públicos, servidores, estagiários, profissionais e alunos do curso de Direito, que será ministrada pela pesquisadora em Filosofia e Teoria do Direito de Minas Gerais, Mariah Brochado e pelo defensor público mestre em Direito, Marcos Feitosa cujos temas serão: O Papel da Defensoria Pública na Pós Democracia e Sucessão Anômala e Reflexos no CPC/15.

Os defensores públicos do Núcleo da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública estarão reunidos com representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Fundação Renascer, USIP, Cenam, Case I e II e Unifem para tratarem sobre a inspeção realizada nas unidades de internação de adolescentes infratores e cobrar solução para as irregularidades encontradas. O encontro ocorrerá no dia 14, às 9h, no Auditório da Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, localizada na Travessa João Francisco da Silveira, 94 (Continuação da Avenida Barão de Maruim).

Na terça-feira, 15, às 10h, a Defensoria Pública estará fazendo a doação de alimentos e fraldas infantis/geriátricas às famílias da Ocupação Novo Amanhecer/Motu. A entrega dos donativos será feita no Colégio Antonio Fontes Freitas, que fica localizado na Avenida A-5, S/N, Conjunto Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro. No mesmo dia, às 11h, na sede da Prefeitura, os defensores públicos do Núcleo de Direitos Humanos estarão reunidos com o prefeito do município, Padre Inaldo, para tratar sobre a situação de famílias que se encontram em extrema vulnerabilidade social na Ocupação Novo Amanhecer – Motu.

Ainda, durante todo o dia 15, na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, situada na Travessa João Francisco da Silveira, 94, Centro, os defensores públicos, estagiários e servidores terão um dia de relaxamento e beleza com sessões de massagem e limpeza de pele. Já à noite, às 19h, no Shopping Riomar, a psicóloga da Defensoria Pública, Syrlene Besouchet, estará proferindo uma palestra sobre a Psicologia Jurídica durante a Semana da Saúde da Unit.

Na quarta-feira, 16, das 8h às 15h, a Central de Mediação e Conciliação da Defensoria Pública estará realizando o mutirão de DNA. A ação, que faz parte do projeto Ser Pai é Legal, tem o objetivo de disponibilizar exames gratuitos para reconhecimento de paternidade. E das 8h às 17h, no mesmo local, haverá um Mutirão de Ações Iniciais.

Buscando aprimorar e qualificar o atendimento ao público, a Defensoria Pública promove na quinta-feira, 17, às 15h, no Auditório da Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, uma palestra com o tema “Em Busca da Excelência”, que será proferida pelo consultor e especialista em atendimento, Aurélio César de Araújo.

“As Ferramentas Eficazes da Oratória para um Desenvolvimento Profissional” também será tema de palestra para defensores públicos na sexta-feira, 18, às 15h, no Auditório da Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima.

No período de 22 a 23, às 8h, no Hotel Celi, a Corregedoria Geral estará reunindo Corregedores Gerais de todo país para tratar de diversas questões da instituição.

E para fechar as comemorações, será realizado no dia 26, a partir das 8h, o mutirão do projeto Defensor Público na Sua Comunidade, que será realizado no Serviço Social do Comércio (SESC), em Nossa Senhora do Socorro.