Maria considera interdição do Hotel Palace uma medida acertada


Publicado em 15/05/2018 as 19:26

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) considerou a determinação judicial para interdição do antigo Hotel Palace, no centro de Aracaju, uma “medida acertada”. A parlamentar, que no começo do mês já havia alertado sobre a necessidade de intervenção do Poder Público nos prédios antigos da capital, destacou o caráter preventivo da interdição, considerando que “há um intenso fluxo de pessoas por conta do comércio que se formou na região, mas os proprietários nada têm feito no sentido de garantir as condições de segurança para o funcionamento da estrutura”.

Apesar de concordar com o fechamento do espaço até que ocorra a revitalização, Maria Mendonça defendeu a somação de esforços dos órgãos públicos no sentido de “viabilizar a realocação das dezenas de vendedores que trabalham no local para uma área adequada”. De acordo com a deputada, outras edificações que estão ocupadas por famílias desabrigadas ou por pontos comerciais também merecem atenção do Judiciário. “É o caso da sede desativa do INSS e do Casarão do Parque, ambos no centro de Aracaju, que também representam um risco iminente para a população”, citou.

Para a deputada, como o custo de manutenção e restauração desses imóveis, invariavelmente, está acima da capacidade de investimento do Executivo, uma alternativa seria a formalização de parcerias público-privadas. “Esses locais podem servir como centros culturais ou esportivos desde que sejam recuperados atendendo às diretrizes dos órgãos de controle”, apontou Maria Mendonça, advertindo que a inércia do Poder Público levou ao desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no centro de São Paulo, “que matou quatro pessoas e deixou, pelo menos, outras quatro desaparecidas”.