Prefeitura e SergipeTec renovam arborização urbana em diversas avenidas de Aracaju


Publicado em 18/07/2018 as 18:09

Requalificação da arborização urbana. É assim que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem realizando ações para garantir a segurança da população e renovar a arborização da cidade. Isso ocorre por meio da supressão de árvores debilitadas que oferecem riscos à sociedade e replantio de árvores em diversas avenidas de Aracaju.

Antes de realizar as supressões, foi feita uma análise técnica pela Sema, a fim de verificar o estado de saúde de cada árvore que se encontrava nos canteiros de Aracaju, constatando que, nessas avenidas, muitas delas estavam com o seu tempo de vida avançado e, por isso, a qualquer momento poderiam cair e causar um grave acidente. Em caráter preventivo, Sema e Emsurb se reuniram para solucionar essa problemática.

Segundo a analista ambiental da Sema, Taciana Azevedo, o órgão ambiental realizou uma avaliação, em 2015 e 2016, de árvores com risco de queda espalhadas pela cidade, resultando em cerca de 150 que precisavam ser retiradas. “Daí emitimos uma autorização à Emsurb para que realizasse a supressão dessas árvores e aproveitamos o momento também para solicitar o apoio da empresa na realização do replantio e na preservação das mudas que estamos plantando nas avenidas, com o objetivo de substituir as árvores que já foram e das que ainda serão retiradas, almejando a melhoria da arborização da cidade”, afirma.

Estão sendo replantadas mudas de espécies ideais para a arborização urbana, como os ipês rosa e brancos e a sibipiruna. As árvores repostas já são jovens e possuem três metros de altura. Chegarão à fase adulta, em média de cinco a seis anos, tempo ideal para estarem bem estabelecidas no solo. Mas, durante esse processo de crescimento, os órgãos municipais realizam o monitoramento e a manutenção adequada para o bom desenvolvimento dessas árvores.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, essas árvores estão sendo substituídas com mudas que recebem um tratamento adequado para que cresçam de forma saudável. "E a nossa preocupação também é com a segurança dos pedestres e carros que transitam pelas avenidas da capital. Muitas árvores foram plantadas há mais de 40 anos, são plantas exóticas, não adaptáveis às vias públicas. O objetivo principal é evitar acidentes, por isso estamos melhorando a arborização de Aracaju, plantando espécies mais adaptadas para a via urbana”, esclarece.

SergipeTec

Para a preparação e tratamento das mudas que serão plantadas em diversos pontos da cidade, a Sema recebe o apoio do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), que oferece a sua estrutura física, adequada para produzir mudas com qualidade.

“A Sema assumiu a responsabilidade de coordenar o Plano de Arborização de Aracaju e, como nós não tínhamos uma boa estrutura no Horto Municipal para realizarmos a produção de mudas, fomos agraciados com o convênio do SergipeTec. Com essa parceria, já foram produzidas cerca de dez mil mudas, que recebem os cuidados necessários para evitar danos, quando forem postas no solo. “Estamos recuperando toda arborização de Aracaju, substituindo árvores que hoje se encontram com problemas fisiológicos, pois sofreram ataque de pragas e não receberam ao longo dos anos a manutenção correta. A parceria com o SergipeTec está sendo muito importante para alcançarmos o nosso objetivo”, explica o secretário Augusto Cesar Viana.

Para Manoel Hora, presidente do SergipeTec, essa parceria entre o Parque Tecnológico e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Sema, vai contruibuir – melhorar – a arborização de Aracaju, pois, com o oferecimento das instalações do órgão, a Sema poderá ter todo o aparato para desempenhar as funções no que se refere à produção de mudas. “Esse convênio é de alta relevância. Além de termos um ótimo entendimento com a Prefeitura de Aracaju, disponibilizamos, através da nossa Biofábrica, de uma estrutura completa que atende às necessidades da Sema. E, claro, daremos todo o suporte necessário neste sentido”, finaliza.