Creches de Aracaju servem 4 refeições por dia


Publicado em 24/09/2018 as 10:32

Há algum tempo, as creches passaram a ser grandes aliadas dos pais na criação dos seus filhos. Uma espécie de segunda casa, que muitas vezes até pode ser considerada a primeira, principalmente pelo fato de as crianças passarem mais tempo por lá do que no próprio lar.

E como em toda casa, a alimentação tem um olhar especial por parte de gestores e é aguardada com ansiedade pela maioria das crianças. Ao todo, são servidas quatro refeições nas creches da Capital. Todas elas elaboradas por uma equipe especializada composta por nutricionistas, técnicos e merendeiras.

Atuando há alguns anos no fornecimento da alimentação escolar aracajuana, a VBX Refeições Coletivas segue, criteriosamente, um cardápio elaborado por uma nutricionista do município e acordado em contrato com a Administração Pública.

Silvana Silva é diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II, no bairro Santa Maria, e atua na rede de educação há 10 anos. Para ela, que vivenciou momentos difíceis no âmbito da merenda escolar, hoje a realidade é totalmente diferente - e o seu desejo é que o model atual seja mantido por parte da Secretaria de Educação.

"Eu avalio como um trabalho de excelência, um investimento bem aplicado dos recursos públicos, onde os alunos estão tendo respeitados os seus direitos nutricionais. Eu dou nota 10 para a VBX. Já vivi momentos muito difíceis no quesito merenda escolar e melhorou consideravelmente. Espero que a Secretaria permaneça com o serviço", destaca Silvana.

A unidade gerida por ela atende cerca de 650 crianças e adolescentes nas modalidades de creche integral e parcial, educação infantil para crianças entre 4 e 5 anos e também para as séries iniciais.

Segundo a resolução 26, de 17 de junho de 2013, do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, as unidades escolares que atuam em período integral, a exemplos das creches, devem atender, no mínimo, 70% das necessidades nutricionais diárias das crianças e adolescentes, distribuídas em pelo menos três refeições. Em Aracaju, a alimentação fornecida supera esse quantitativo.

Para a nutricionista da VBX, Caroline Linhares, a variedade no cardápio e o valor nutricional dos alimentos auxiliam no desenvolvimento saudável das crianças.

"É importante oferecer uma variedade de alimentos para que a criança tenha a oportunidade de sentir cheiros, provar diferentes sabores e assim estabelecer o que gosta e o que não gosta, mas é importante não obrigar a criança a comer o que não deseja, respeitando suas preferências e necessidades", ressalta a nutricionista.

*Serviço VBX*
Atualmente, a VBX atua servindo Alimentação Escolar em um total de 78 unidades da rede municipal de ensino em Aracaju, sendo 22 com atendimento de creches e as demais com atendimentos variados de infantil, fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Programa Mais Educação e AEE (Atendimento Educacional Especializado), totalizando cerca de 900 alunos.

Mensalmente é feito uma adequação de dias úteis no cardápio ofertado e solicitada a aprovação da nutricionista da Prefeitura, inserindo também frutas, verduras e legumes de acordo com a sazonalidade dos itens. Todos os supervisoras que fazem visitas às escolas são nutricionistas ou técnicos em nutrição.

Um ponto importante no contrato firmado com a Prefeitura de Aracaju é que a empresa só recebe pelas refeições efetivamente servidas - o que é atestado pela direção da escola, de acordo com o número de alunos presentes.