Déda: uma estrela sempre viva


Publicado em 11/03/2019 as 04:03

Simão Dias, 11 de março de 1960, rua Cônego Andrade, 182.

Nasce uma estrela, de nome Marcelo Déda Chagas

Começa a história de um menino incomodado com as injustiças e disposto a enfrentá-las, mesmo que sua existência estivesse em risco. Foi assim sua vida, de combate a tudo que provocasse sofrimento humano, até que em 2 de dezembro de 2013, o céu ganharia mais uma estrela, Marcelo Déda voava “nas asas da quimera” (última publicação da família anunciando o falecimento em seu perfil no twitter).

O menino, vocacionado à justiça, torna-se advogado; o menino, sedento por justiça social, torna-se um dos maiores políticos do Brasil; o menino, de brilho nos olhos, brilha nas tribunas, tornando-se um Demóstenes da oratória.

Em seus memoráveis discursos, Déda mantinha a plateia atenta, magnetizada em silêncio, só quebrado por aplausos em cada pausa do brilhante orador.

Mais que um velho amigo, Déda tornou-se essencial para todos, um líder visionário, com olhar noturno. Via, o que escapava a outros olhos.

E o que viam os olhos de Déda? Sonhos, possibilidades, gente, ética, honestidade e generosidade; via respostas, onde só havia problemas; não se dobrava às dificuldades, enfrentava-as.

Hoje, Marcelo Déda completaria 59 anos. Foi meteórico, talvez antevendo a brevidade de sua existência. Lembranças do que ele foi, confortam a dor de não tê-lo por perto. Mas ele não queria dor! Ao invés disso, pediu sorrisos, que tanto distribuiu.

E é assim, com sorriso na face e a fisionomia de Déda na mente, que meus dedos deslizam sobre o teclado, sem a pretensão de tornar o texto uma biografia com rigor cronológico.

Hoje, quero exaltar um Déda vivo no coração de todos; lembrar do cuidado e carinho que ele devotava a todos; da alegria e espontaneidade que ele esbanjava em fartos sorrisos; do zêlo pela coisa pública; do rigor inegociável com a ética e a honestidade.

Hoje, é dia de agradecimentos a Déda pela dedicação de sua vida, em favor de milhões de outras. Déda não receou consumir sua própria vida em trabalho que frutificasse o bem e a felicidade do seu semelhante.

Déda é uma saudade que não machuca, uma luz que não se apaga, uma estrela sempre brilhante!

Valeu, Déda! Feliz Aniversário!

#DédaVive

*por Edson Júnior, Jornalista