Sesc realiza Encontro de Educadores


Publicado em 10/07/2019 as 11:15

Foto: Cida Farias

O Departamento Regional do Sesc de Sergipe realiza nesta semana, o XII Encontro de Educadores, projeto voltado para a formação continuada dos professores das unidades Sesc do estado, seguindo o planejamento plurianual 2016-2020, com o foco na valorização das pessoas e desenvolvimento profissional dos professores e valorização da educação dos alunos das Escolas Sesc de Sergipe, elevando a qualidade da formação educacional dos discentes.

O Encontro de Educadores deste ano tem como tema “Contribuições para uma Educação Transformadora”, estimulando os professores como mediadores do processo de aprendizagem dos alunos com experiências práticas, desenvolvendo o senso crítico e humanista nos alunos, para torná-los cidadãos melhores para a sociedade a qual compõem.

A diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, destacou a importância do evento, como uma ferramenta de promoção do crescimento da qualidade de ensino da Escola Sesc, desenvolvendo a imagética dos alunos por meio do estímulo cognitivo.

“Temos uma equipe coesa, com professores altamente responsáveis, compromissados para trocar experiências nesse encontro. Contamos com a importante participação do Departamento Nacional, de uma equipe do estado do Mato Grosso, outra do Tocantins, que estão somando para ajudar na caminhada dos nossos professores. A Escola Sesc fala por si só em termos de qualidade de ensino e formação de senso crítico dos alunos. Precisamos sempre inovar transformar para fazer uma educação de melhor qualidade para nossos alunos.

Temos um corpo docente que faz a diferença e que estimula a formação do caráter dos discentes para ocupar seu papel na sociedade. Agradeço ao presidente Laércio Oliveira e ao Diretor Geral do Sesc, o professor Carlos Artexes por tão grande parceria e confiança”, disse a diretora regional.

A professora Aline Pinto lembrou que oportunidades como essa fomentam a evolução no processo de desenvolvimento cognitivo dos alunos, aumentando a capacitação dos professores das Escolas Sesc, que praticam melhor aprendizado para os alunos.

“É uma partilha de conhecimento que integra, que amplia nossos horizontes na ótica educacional, expandindo várias áreas com a integração de saberes e fortalecimento dos elos da cadeia educativa que promovemos na Escola Sesc”, comentou.
Já a representante do Departamento Nacional do Sesc, Ana Paula Gaspari, lembrou que a iniciativa do Encontro de Educadores é inovadora e Sergipe age de forma pioneira no processo de inovação da construção da educação da rede Sesc de ensino.

“É muito importante estar aqui na semana pedagógica, na décima segunda esse encontro de educadores, vivendo um momento ímpar. Sergipe é um regional pioneiro no Brasil, pois faz uma questão que é diferencial. A imersão dos educadores que atuam nas escolas, com troca de conhecimento e construção de saberes, outro diferencial é a integração dos cinco programas do Sesc, que estão aqui representados. Para nós é sempre bom participar desse momento de troca, pois assim como ensinamos, aprendemos bastante”, afirmou a representante do Departamento Nacional.

O evento acontece durante esta semana no Hotel Sesc Atalaia, com a participação de mais de 100 educadores, num processo de quatro dias de imersão, com a realização de oficinas, dinâmicas, conferências e apresentações de trabalhos voltados para o desenvolvimento educacional dos discentes através da melhor qualificação dos professores.

Da Ascom