Prefeitura de Aracaju dará apoio logístico ao IBGE para Censo 2020


Publicado em 17/10/2019 as 09:29

Foto: Ana Lícia Menezes

O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu, na tarde desta quarta-feira, 16, com a chefia estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No encontro, do qual participaram os secretários municipais, foram alinhadas as estratégias de apoio da gestão municipal, ao órgão, para a realização do Censo Demográfico 2020. A coleta de dados, estabelecida como a principal fonte de referência sobre a população brasileira, ocorrerá entre os meses de agosto e outubro de 2020. O Censo é feito a cada 10 anos, em todo o Brasil.

“Considero o Censo de fundamental importância porque é através dele que conhecemos a nossa cidade, nosso país, e que podemos adotar medidas. Todos os dados extraídos do Censo Demográfico auxiliam na governabilidade porque nos mostram o desenvolvimento de cada localidade. Toda a população é recenseada. Estivemos reunidos na semana passada e fiz questão de convidá-los para voltar para que o projeto fosse apresentado aos secretários. Vamos acolher e dar todo o suporte necessário para que o IBGE faça um bom trabalho”, afirmou Edvaldo.

O prefeito pediu ainda que todas as secretarias estejam à disposição do instituto. “Quero que todas as repartições estejam abertas para essa colaboração. Vamos contribuir com o que for preciso para que o mapeamento seja feito perfeitamente. Tudo o que pudermos fazer, seja com a divulgação de informações, com a disponibilização de espaços, faremos, porque o Censo é um instrumento muito importante para a cidade e todos os dados coletados ajudará na implementação de políticas públicas na capital”, reiterou.

Censo 2020

Durante a explanação feita para os secretários, foram apresentados dados detalhados de como se dará o mapeamento da capital sergipana para atualização do número de habitantes e suas características. Aracaju contará com nove postos de coleta, divididos em três subáreas ( Norte, Centro e Sul) e nos quais ficarão distribuídos 548 recenseadores e 75 agentes censitários.

A chefe da unidade estadual do IBGE, Adriane Almeida do Sacramento,  destacou que o apoio logístico da Prefeitura permitirá ao instituto realizar um trabalho ainda mais eficaz. “Com esse suporte podemos fazer o melhor possível. Por isso viemos apresentar o projeto ao prefeito e mostrar a necessidade de contar com o apoio da gestão municipal. O prefeito nos surpreendeu com a receptividade e com a oportunidade que está dando ao instituto com o oferecimento de total apoio ao IBGE para que a gente possa fazer esse censo da melhor forma”, salientou.

Ela também definiu o suporte  garantido pela gestão municipal como “fundamental” para a operação censitária. “Precisamos estar dentro de um orçamento e os custos que empregamos para o trabalho é grandioso, para um período temporário, então, se a Prefeitura cede um espaço que tenha disponível para a etapa de coleta, isso torna a operação mais acessível, mais ágil. Foi um privilégio e uma oportunidade ímpar poder apresentar o trabalho do IBGE para todo o secretariado”, ressaltou.

Adriana explicou, ainda, de que forma a coleta de dados pode contribuir para o desenvolvimento do município. “Se você tem um perfil da Educação, como um todo, por exemplo, você consegue identificar as regiões que possuem mais crianças e que precisam de mais creches, escolas. A mesma coisa acontece com a Saúde. Se você sabe que a população está mais envelhecida em determinada localidade, pode melhor distribuir o atendimento. E assim sucessivamente. Além disso, é possível ver os bairros com maior rendimento, acessibilidade, calçamento, iluminação pública, é uma série de informações importantes sobre a evolução do município”, detalhou, acrescentando que a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repac) de Aracaju ocorre no dia 29 de outubro, com a presença de diversas entidades.

Participaram da reunião os secretários Jeferson Passos (Fazenda), Jorge Araújo Filho(Governo), Eliziário Sobral (Controladoria), Renato Teles (SMTT), Sérgio Ferrari (Emurb), Nildomar Freire (Chefia de Gabinete), Augusto Fábio Oliveira (Planejamento, Orçamento e Gestão), Luiz Fernando Almeida (Defesa Social), Alan Alexander Lemos (Meio Ambiente), Cássio Murilo(Funcaju), Waneska Barboza (Saúde), Cecília Leite (Educação), Antônio Bittencourt (Assistência Social), Marlysson Magalhães (Indústria e Turismo), Luiz Roberto Dantas (Emsurb), Luciano Correia (Adjunto da Comunicação), Antonio Hora Filho (Juventude e Esporte), Edivaneide Lima(Fundat).

Da AAN