Prefeitura altera cenário urbano do Santa Maria a partir de obras estruturantes


Publicado em 12/12/2019 as 19:05

A partir de um investimento superior a R$11,2 milhões, com recursos conveniados junto ao governo federal, a Prefeitura de Aracaju executa um amplo projeto estruturante em diversas regiões do bairro Santa Maria. Essa intervenção urbanística contempla todas as 66 ruas das invasões Terra Dura e Santa Maria e loteamento Senhor Bomfim e já modifica a paisagem urbana dessas comunidades, nas quais residem milhares de famílias.

Retomado pela administração municipal em 2018, esse projeto se encaminha para a etapa de conclusão, depois de ter sido elaborado na gestão municipal 2009-2012, que assegurou os recursos para a execução, e ter ficado estagnado durante toda a gestão 2013-2016.

De acordo com secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, o cronograma inicial de execução do projeto foi prejudicado por seguidos períodos chuvosos, porém, neste segundo semestre foi possível avançar de forma substancial o ritmo da obra.

"É uma obra que foi concebida para mitigar sérios problemas de urbanização do Santa Maria, entretanto, além das dificuldades naturais em corrigir uma série de problemas que iam desde a contenção das encostas dos morros até a resistência de moradores de alguns pontos que resistiam a permitir que as obras abrissem as ruas necessárias, e os sucessivos períodos de chuvas registradas em Aracaju", explica Ferrari.

Na invasão do Santa Maria e loteamento Senhor do Bonfim, 90% dos projetos de infraestrutura executados pela Prefeitura já estão finalizados; e na invasão da Terra Dura todas as ruas recebem, atualmente, os serviços de terraplenagem, e algumas já estão compactadas e prontas para receberem a pavimentação asfáltica.

Da AAN