Secretaria da Fazenda utiliza tecnologia avançada para monitoramento eletrônico de inadimplentes


Publicado em 23/01/2020 as 06:37

A área de Tecnologia da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) desenvolveu de forma conjunta com Superintendência de Gestão Tributária uma ferramenta de auxílio ao trabalho de auditoria com foco na recuperação de dívidas. O Sistema de Monitoramento Eletrônico de Inadimplentes já está integrado às rotinas de fiscalização e auditoria da Sefaz.

O produto foi desenvolvido aplicando recursos de Business Intelligence (BI) para extrair, condensar e analisar todas as informações das empresas. O auditor realiza o filtro de informações que deseja cruzar e obtém relatórios diários de toda a movimentação referente a débitos e pagamentos realizados junto à Sefaz.

“O sistema trabalha na mineração de dados e consolidação em um banco de informações para utilização do auditor através de um relatório gerencial. Esse banco de informações serão importantes para a Sefaz executar cobranças com maior efetividade”, explicou a superintendente de Tecnologia da Sefaz, Andrea Cristina Macedo.
 
Para a superintendente de Gestão Tributária da Sefaz, Silvana Maria Lisboa Lima, os resultados obtidos fortalecem as ações de cobrança aos devedores. “Essa é uma ferramenta de grande importância que vai trazer muitos resultados positivos para o Estado. Destaco a integração entre a área de tecnologia e de fiscalização e auditoria investindo em sistemas que auxiliam no controle e na recuperação dos créditos tributários para o Estado”, resumiu a superintendente.

Da ASN