Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude realiza


Publicado em 28/07/2021 as 11:06

O Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude (Conejuve) realizará, no período de 30 de julho a 13 de agosto, o Agosto Jovem. O evento conta com uma vasta programação de atividades visando debater as políticas públicas para a juventude. A ação se realiza neste período em alusão ao Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto. De acordo com o presidente do Conejuve, Jonathan Hora, em 2020, o evento contou com a mobilização de cerca de nove mil jovens em torno de ações como o Seminário Virtual e o lançamento do diagnóstico Retrato da Juventude.

Neste ano, o Agosto Jovem será realizado em diversos estados brasileiros, cada um com suas programações específicas. Em Sergipe serão 13 dias de atividades. “São diversas ações das mais variadas. Estamos saindo em um processo de mobilização no qual o conselho já visitou 40 municípios e tem a meta de, até o dia 30 de julho, visitar 75 municípios sergipanos, para divulgar, mobilizar, conhecer a realidade desses locais e, a partir disso, realizar o Agosto Jovem”, disse.

O evento terá início no dia 30 de julho, das 9h às 13h, com o 1º Encontro Estadual de Vereadores em defesa das Políticas Públicas de Juventude, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, em Aracaju. No dia 31 de julho, às 16h, será a vez do lançamento da campanha “Manas”, que tem como objetivo ajudar mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social, através da doação de materiais de higiene para jovens mães e seus bebês, bem como promover uma campanha de conscientização sobre a gravidez precoce, e fortalecer a rede de apoio a jovens mães. Para essa campanha poderão ser arrecadados materiais como: absorventes, algodão, álcool, cotonetes, fraldas, itens de enxoval, pomadas para assadura, roupas, soro, lenços umedecidos e sabonete líquido para bebês.

A ação entra o mês de agosto, no dia 2, às 15h, com uma reunião em que o Plenário do Conejuve fará a entrega da minuta da nova lei do Conejuve e da lei de criação do Fundo Estadual da Juventude ao secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, e a parlamentares estaduais que se comprometam com a aprovação das Leis. O evento será realizado na sala de reuniões da Seduc.

De 3 a 6 de agosto acontecerão encontros regionais com gestores municipais de Juventude, contemplando as regiões: Agreste, Baixo São Francisco, Leste Sergipano, Alto Sertão, Médio Sertão e Grande Aracaju.

Em 7 de agosto será a vez do “Dia do Desafie +1”, que acontecerá simultaneamente nos municípios e transmitido ao vivo pelas redes sociais do Conejuve. Esta atividade tem por objetivo criar uma cadeia de ações simultâneas em diversos municípios de Sergipe nas áreas solidárias, esportivas, culturais e sustentáveis. Cada município e as pessoas participantes do evento deverão realizar alguma atividade, postar nas redes sociais, e desafiar outro município ou pessoa a fazer igual ou realizar outra atividade. O evento será aberto para toda a população.

No dia 9 de agosto, das 9h às 16h, acontecerá o Encontro Estadual de Gestores Municipais de Juventude, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, em Aracaju. No dia 10, será a vez do seminário “Perspectivas e Desafios para Juventudes”. Pela manhã, a partir das 9h, o tema debatido será “Resistência: a importância dos direitos humanos em tempos de pandemia”. Já pela tarde, a partir das 14h, será a vez do tema “Desafios e perspectivas da cultura e liberdade de expressão na era digital”. O seminário é aberto para o público em geral e será transmitido pelo Youtube, Instagram e Facebook da Seduc e do Conejuve. O seminário dará continuidade no dia 11 de agosto, com o tema “A importância do SUS e a defesa da saúde pública”, pela manhã, e o debate sobre “Perspectivas e desafios educacionais no pós-pandemia”, pela tarde.

No dia 12 de agosto será a vez do “Festival Juventudes”, que também será transmitido pelas redes sociais da Seduc e do Conejuve, das 18h às 21h. Na ocasião será debatido “A importância da institucionalização das políticas para as juventudes para o desenvolvimento do estado de Sergipe”. Haverá também o lançamento do Programa Sergipe + Jovem, o lançamento da minuta atualizada do Plano Estadual da Juventude, lançamento do site do Conejuve, e mostras culturais.

O último dia da programação, 13 de agosto, contará com a 36ª Reunião Plenária do Conejuve, às 14h, na sala de reuniões da Seduc. Na ocasião serão feitas a apresentação do balanço da mesa diretora do Conejuve; e eleição e posse da mesa diretora para o biênio 2021-2022.

 

 

 

 

Da ASN