TIM Brasil trará 5G 'de verdade' para Aracaju até o fim de setembro


Publicado em 27/05/2022 as 14:32

Foto: James Yarema/Unsplash

Líder em cobertura móvel no Brasil, segundo dados da  segundo dados de abril da consultoria Teleco, a TIM Brasil possui metas ousadas referentes ao acesso à internet móvel no país e em Sergipe, principalmente com o avanço da integração com a operadora Oi, comprada recentemente numa ação unindo a TIM com a Claro e a Vivo.

 

Atualmente, a TIM encontra-se presente em 5.235 municípios, com cobertura 4G+ e VoLTE (Voice on LTE - tecnologia utilizada para uso do 4G para chamadas com maior qualidade). Nos próximos meses, a cobertura deverá ser ampliada para 5.370 municípios. Como meta, a operadora busca atingir 100% de cobertura 4G em território nacional até 2023.

 

A compra de parte da Oi pela TIM acelerou o processo de cobertura, além de beneficiar os usuários pois, com a absorção de parte das bandas 1800MHz, 2100MHz e 2600MHz, o espectro de frequências da TIM foi ampliado, permitindo maior capacidade de rede e consequentemente uma melhor experiência para todos os clientes. 

 

Além disso, o incremento de espectro e sites, a cobertura será mais abrangente e haverá melhora também na capacidade de tráfego de rede. Os clientes vindos da Oi receberão nova rede com mais cobertura e localidades com sinal 4G então inexistente serão beneficiadas, inclusive com conexão 4,5G, com maior velocidade.

 

“Com a incorporação dos ativos da Oi, a TIM -que já oferece a maior cobertura 4G do país- dá um salto de qualidade e abrangência nacional com o anúncio oficial da conquista da maior rede móvel do Brasil. Vamos nos tornar a operadora mais querida nacionalmente e líder também no 5G. Já temos as ofertas mais inovadoras do mercado e serviços que nos diferenciam no 4G, como o VoLTE, devido à grande capilaridade e qualidade do nosso 4G, que chegará a 100% dos municípios até 2023”, afirma Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil. 

 

Em Sergipe, os dados da operadora também melhoraram significativamente, com a presença, atualmente, em 62 dos 75 municípios do Estado, garantindo cobertura 4G, inclusive em cidades menores, a exemplo de Amparo de São Francisco, Pedra Mole e Santa Luzia do Itanhy.

 

O Sergipe Notícias também questionou a operadora sobre a implementação do 5G no Estado, visto que outras operadoras já testam o padrão, do tipo DSS (dependente da estrutura do 4G) na capital Aracaju, em bairros como Jardins e 13 de Julho.

 

Mesmo atuando em 15 cidades com o padrão, a TIM optou por, desde o início de abril, ativar antenas com o 5G SA (Standalone) na frequência 2,3 GHz, em Curitiba. Este padrão é independente da rede já existente, e chega a ser chamado de ‘5G de verdade’. Por usar uma infraestrutura independente, o 5G SA é mais seguro, com menor latência e maior velocidade, no entanto, o padrão ainda é restrito e depende de liberação da Anatel.

 

Na nota, a TIM informa que, no caso de Aracaju, a frequência utilizada é de 3,5 GHz e depende de um cronograma estabelecido pela Anatel. A cidade de Aracaju será contemplada conforme cronograma da Anatel previsto para até 29 de setembro.