ENTREVISTA - Energisa Sergipe é eleita a 3ª melhor distribuidora de energia elétrica do Nordeste


Publicado em 11/08/2022 as 09:05

Prestes a completar 25 anos de atuação em Sergipe, a Energisa atende 825 mil clientes nos 63 municípios onde atua. Com diversos projetos que reforçam diariamente o compromisso com a sociedade, além de fornecer conforto e segurança por meio da energia elétrica, a concessionária está realizando diversas obras no estado que vão contribuir para a melhoria e a ampliação do fornecimento de energia. A aquisição de uma subestação móvel para utilização em manutenções preventivas está entre as ações para este ano.

Por meio das ações desenvolvidas ao longo do tempo, a empresa foi destaque nacional e reconhecida como uma das melhores distribuidoras do Nordeste. A concessionária de energia ficou em terceiro lugar nas categorias ‘Melhores em Gestão’, ‘Econômico-financeira’ e ‘Melhor distribuidora do Nordeste’ do Prêmio da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). A premiação é referência no setor por incentivar as melhores práticas entre as empresas, com foco na melhoria do serviço oferecido para a população.

Para falar sobre os investimentos, conquistas e projetos da concessionária, convidamos o diretor-presidente da Energisa em Sergipe, Roberto Currais. Confira a entrevista completa:

Sergipe Notícias: Primeiramente, o que representa para a Energisa receber, por mais um ano, o reconhecimento do Prêmio Abradee?

Roberto Currais: É um reconhecimento que mostra que estamos no caminho certo, resultado de toda a dedicação e compromisso dos colaboradores da Energisa, dos nossos parceiros e dos nossos clientes. Buscamos sempre aprimorar os serviços prestados para toda a sociedade em linha com o aumento da exigência de trazer maior comodidade e agilidade no atendimento dos nossos clientes. 

Sergipe Notícias: Quais investimentos a empresa está realizando este ano em Sergipe?

Roberto Currais: Precisamos focar no futuro buscando garantir a demanda de energia de Sergipe. A Energisa está realizando investimentos de mais de R$ 223 milhões este ano em Sergipe. A quantia é 52% superior à cifra estimada para 2021. A maior parte da alocação dos recursos na distribuição será direcionada aos ativos elétricos; ao combate ao furto de energia; à expansão de redes para ligação de novos clientes, à renovação das frotas e às obras de melhoria da qualidade do fornecimento. 

Sergipe Notícias: Quanto à subestação móvel, em que consiste esta grande iniciativa?

Esta é uma novidade para este ano que a Energisa traz com grande alegria e entusiasmo porque trará maior segurança no fornecimento de energia elétrica de qualidade para os sergipanos onde for preciso, caso ocorra uma necessidade de um desligamento de uma subestação para manutenção preventiva ou até fazer frente a um evento de contingência.  A subestação móvel estará sempre pronta para se conectar com a nossa rede elétrica. 

Sergipe Notícias: Percebemos a ampliação de novos negócios por parte do Grupo Energisa, o que esses os avanços representam para Sergipe?  

As distribuidoras têm o papel de garantir a segurança no fornecimento e a universalização do serviço para todos os brasileiros. Precisam de investimentos constantes nas redes para apoiar uma transição energética sustentável, com clientes capazes de escolher a fonte de energia com segurança de que não ficarão sem esse insumo essencial da vida moderna. O nosso mercado tem crescido sempre buscando novas soluções, representando um ganho para todos nós. Um dos grandes exemplos do nosso grupo foi a mais nova marca, a (re)energisa, garantindo, assim, a oferta de soluções energéticas em todo o país. Estamos capacitados em gestão de construção de Subestações e linhas de transmissão e realizar toda a gestão de demanda dos clientes que tenham a intenção de serem atendidos pelo mercado livre para comercialização de energia.    

 

Sergipe Notícias: Gostaria também que falasse sobre uma grande entrega que acontece agora no segundo semestre que é o Espaço Energia. O que os sergipanos podem esperar dessa entrega?

Roberto Currais: O espaço está sendo construído na Praça Thedorico Prado Montes, no bairro Farolândia, e será entregue no segundo semestre deste ano. É um espaço educacional para que os sergipanos, principalmente crianças e adolescentes, saibam a importância da eletricidade de forma lúdica e interativa com estações de conhecimento. Será um espaço para visitação de escolas e toda sociedade. Será um ambiente de muito aprendizado e diversão para crianças e adultos

O Espaço Energia também será utilizado para orientar a população sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica.

Sergipe Notícias: Além de distribuição de energia, a Energisa tem um papel socioambiental muito importante no estado. Fale um pouco sobre os projetos culturais que a empresa apoia.


Roberto Currais: A Energisa patrocina e apoia diversas iniciativas que valorizam o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e cultural da região onde atua. Estes projetos buscam impulsionar o desenvolvimento econômico, regional e social das comunidades, promovendo, por exemplo, a inclusão social através da música, contribuindo para o estímulo e acessibilidade ao lazer, ao esporte e à cultura. Os projetos de maior relevância são: a Orquestra Jovem de Sergipe e a Filarmônica de Itabaiana que são projetos que mudaram a vida de muitos jovens. A Filarmônica tem mais de 200 anos história e atende jovens da região do Agreste. Em Aracaju, temos a Orquestra Jovem que atende jovens do Santa Maria e 17 de Março.

Sergipe Notícias: Em março, vocês revitalizaram o Parque dos Falcões, um dos principais pontos turísticos de Sergipe. Desde quando foi firmada essa parceria com o parque?

Roberto Currais: A parceria com o Parque dos Falcões acontece desde 2013. Ficamos muito contentes quando o parque foi declarado patrimônio imaterial de Sergipe em 2020. A revitalização do parque em março buscou reafirmar esta parceria. Houve a construção de um novo pórtico de entrada do parque, reforma do mirante para que os turistas possam contemplar a serra de Itabaiana, instalação de sinalização em inglês e português viabilizando a visitação de turistas estrangeiros entre outras melhorias implantadas no parque.

A Energisa tem o compromisso de apoiar projetos que visam à sustentabilidade e a preservação ambiental em Sergipe. Cada patrocínio, apoio ou doação representa o compromisso da Energisa com o futuro dos sergipanos.

Sergipe Notícias: Para finalizar, sabemos que a Energisa é uma grande referência quando o assunto é mercado de trabalho. Como as pessoas podem buscar as oportunidades que existem no Grupo?

Esse é um ponto que nos traz muita satisfação. Atualmente, contamos com mais de 900 colaboradores, sendo uma das principais empresas em geração de emprego e renda. A empresa possui uma plataforma exclusiva de carreiras com cadastro de currículo e divulgação das oportunidades que estão disponíveis. O endereço é o https://jobs.kenoby.com/grupoenergisa.