Antiga sede do Colégio Tiradentes é reconstituída em maquete virtual

Estudo faz parte de dissertação de mestrado que descreve e reconstitui os cinco primeiros anos de funcionamento da escola, que deu origem à atual Universidade Tiradentes
Publicado em 02/05/2024 as 09:00

Reprodução/Asscom Unit

Uma maquete virtual realizada para uma dissertação de mestrado reconstituiu a antiga sede do Colégio Tiradentes, que funcionou no Centro de Aracaju entre 1962 e 1967, dando origem à atual Universidade Tiradentes (Unit). A reprodução é parte de uma pesquisa feita pela arquiteta Indayane Gomes da Silva, aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED/Unit). A dissertação, orientada pelo professor-doutor Cristiano Ferronato e realizada no âmbito do Grupo de Pesquisa História da Educação do Nordeste (GPHEN), foi defendida na última sexta-feira, 29.


A pesquisa teve o objetivo de fazer um estudo mais profundo sobre os primeiros anos do antigo colégio, que foi fundado como Ginásio em 21 de abril de 1962 e que serviu de base para as futuras transformações da instituição em Colégio, Faculdade e Universidade. De acordo com Indayane, a ideia da maquete virtual surgiu a partir da informação de que a edificação, um antigo pensionato situado na Rua Laranjeiras, foi demolida e hoje dá lugar a um estacionamento. Assim como tantos outros prédios e acabaram tendo esse mesmo destino, sendo demolido e transformado em estacionamento ali naquela região do centro. É uma problemática vivida na área da arquitetura hoje, e que eu vi muito isso na minha formação”, explica.


A autora realizou uma série de entrevistas com o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor e fundador da Unit, e com a co-fundadora Amélia Cerqueira Uchôa, além de consultar outros ex-alunos e professores da época e outras publicações biográficas. Eles descreveram informações e detalhes sobre o imóvel, que era alugado e foi desocupado em 1967, após um impasse judicial. Os entrevistados relataram ainda a logística da organização e as dificuldades enfrentadas para garantir a instalação e o funcionamento da escola. “Eu trago muitas informações com relação à história à luz da educação, fazendo essa junção da história com a educação. Porque muitas das fontes encontradas são com relação à história vivida pelos fundadores, a história dessa progressão da instituição”, define a nova mestre.


A partir daí, as informações foram usadas na montagem da simulação no Blender, um programa de computador utilizado em trabalhos de animação, modelagem e escultura digital. De acordo com Indayane, foi usado o máximo de informações e especificações técnicas sobre o formato e a disposição da estrutura, dos materiais utilizados, do mobiliário e de outros itens que compunham o imóvel, para que a simulação fosse o mais próximo possível da realidade. Elas mostram um espaço amplo e arejado, com as salas de aula dispostas em antigos quartos e espaços do velho pensionato, que foram adaptados dentro dos recursos disponíveis e para seguir os padrões educacionais da época.


Retomada histórica


“Fazer a retomada histórica desse momento nos ajuda a entender como na época o processo de ensino-aprendizagem acontecia e como os espaços arquitetônicos eram pensados. Consegue-se perceber o DNA da Universidade Tiradentes desde aquele primeiro momento. É a preocupação com que esse espaço cause um bem-estar a quem está lá, seja os professores, os estudantes ou os colaboradores”, afirma o coordenador do PPED/Unit, professor Alexandre Meneses Chagas.


O resultado foi apresentado em um vídeo de cinco minutos apresentado durante a defesa da dissertação. Durante a defesa da dissertação, o professor Jouberto Uchôa se emocionou muito ao ver a simulação e chegou a conter o choro em alguns momentos. Ele destacou que o trabalho no colégio, bem como a superação dos obstáculos e dificuldades, foi possível graças ao apoio dos alunos e de suas famílias. “O trabalho que essa pesquisadora fez me enche de grandeza, de alma, de felicidade. Ela encontrou as informações que precisava para mostrar o que a Universidade Tiradentes foi, continuou sendo e hoje é. Eu quero dizer a vocês da minha gratidão, do meu orgulho de estar aqui com vocês, cuja presença é muito importante para que conheçam a história da instituição”, disse Uchôa.


Já a professora Ester Villas-Boas do Nascimento, do PPED/Unit, que fez parte da banca examinadora da dissertação, ressaltou a importância da dissertação para resgatar e preservar a memória e a história da educação em Sergipe e no Brasil. “Nós, cidadãos brasileiros, precisamos nunca esquecer da nossa história. Se nós chegamos até aqui, foi porque muitas pessoas construíram, contribuíram para que pudéssemos estar aqui. Não somente na educação, mas também dentro da sociedade. Então, a importância maior que eu vejo é a recolocação da origem da nossa instituição, quando ela surgiu lá em 1962, como colégio, e que vemos aqui em 2024 como uma grande força que trabalha em prol da educação brasileira, formando profissionais e pessoas de excelência, comprometidas com a educação e com o nosso país”, destaca Ester.


A pesquisa, com o título “Temos orgulho de estudar nesse colégio - práticas educativas, memória e arquitetura escolar no Ginásio e Colégio Tiradentes de Sergipe (1962-1967)”, também foi avaliada pelos professores-doutores Anderson Santos, da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed); e Gabriel Scagliola Diaz, da Universidad de la República, em Montevidéu (Uruguai). Ela foi aprovada com recomendação para publicação Um artigo científico está em fase de produção e deve ser submetido em breve a uma revista especializada. Também está sendo preparada a publicação da dissertação em um e-book, que deve ser lançado em breve.


Autor: Gabriel Damásio

Fonte: Asscom Unit