Inovação para romper bolhas é o tema da Semana de Enfermagem da Unit

O evento, que termina nesta quarta, 15, e faz parte da 85ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), conta com uma programação que aborda diversos temas teóricos e práticos da profissão
Publicado em 14/05/2024 as 13:00

Unit/ Divulgação

Terminam nesta quarta-feira, 15, as atividades da Semana da Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), que faz parte das programações da 85ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), promovida em todo o Brasil pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). O evento, em alusão ao Dia do Enfermeiro (12 de maio), foi aberto na noite desta segunda-feira, 12, e conta com uma programação de palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos voltados para diversos temas teóricos e práticos da profissão. As atividades estão acontecendo no Campus Farolândia da Unit, em Aracaju.


O evento segue o tema proposto pela ABen, que é “Romper ‘bolhas’ no mundo atual para o resistir e o coexistir da Enfermagem”, e tem o objetivo de promover a inovação na prática da enfermagem, incentivando a ruptura com paradigmas tradicionais e a busca por soluções criativas e eficazes para os desafios da área.


A professora Pureza Santa Rosa, coordenadora da área de Enfermagem e Fisioterapia da Unit, avalia que o tema proposto é bastante amplo no sentido de provocar todos os espaços onde a Enfermagem se faz presente, incluindo a universidade. “Além das tecnologias que a gente tem que estar buscando e rompendo essas ‘bolhas’ para atender as necessidades de saúde da população, nós também temos que estar nos fortalecendo quanto aos aspectos políticos e representativos da enfermagem”, diz ela.


“O ‘romper bolhas’ é uma metáfora para o movimento disruptivo acerca do conhecimento, dos enfrentamentos e diversidades relacionadas à profissão. Nós pensamos em trabalhar essa temática que nos foi proposta, para que sejamos de fato disruptivos e que a gente possa atender a necessidade do nosso aluno, no sentido de trazer temáticas que estejam mais próximas da realidade dele no dia a dia”, explica a professora Geisa Carla de Brito Lima, coordenadora da área de Enfermagem no Projeto Inova Tiradentes, que adota a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), com ênfase nas atividades práticas e aplicadas desde o início do curso.


“Já estamos fazendo a educação em enfermagem, o nosso modo de formar, o nosso cuidado, entendendo que ele não é somente o cuidado direto ao cliente, mas é o cuidado com a família, com a comunidade e nos diversos espaços onde o enfermeiro possa estar atuando. A Unit já colabora com isso através do Inova, por meio de projetos tanto profissionais, quanto projetos que a gente chama de Pipex, que são projetos inovadores de extensão nos quais o aluno tem contato diretamente com os parceiros e o mundo do trabalho com demandas reais”, contextualiza Geisa.


Com o total de aproximadamente 800 participantes, as atividades da Semana de Enfermagem dedicam-se aos mais variados temas práticos e teóricos da profissão, como cuidados intensivos, parto humanizado, saúde mental e aplicação de novas tecnologias, entre outros. Um dos principais é a aplicação da inovação e dos avanços tecnológicos na Enfermagem, abordada na abertura pela professora Alana Vasconcelos, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED/Unit). Para ela, a saúde e a inovação são áreas que se conectam perfeitamente. “Inovar é quando você traz uma proposta que, além de ser algo que transforma a pessoa, também transforma o seu redor, ao redor da pessoa. Então quando a gente fala de inovação, a gente está falando de transformação de vidas, a gente está falando de mudança de realidades. E a enfermagem se conecta com isso, principalmente por cuidar de vidas. Quando a gente fala de vida, a gente precisa também considerar todo o seu contexto em volta”, ressalta Alana.


Autor: Gabriel Damásio

Fonte: Asscom Unit