Cenipa investigará queda de avião agrícola no interior de Sergipe
Não há prazo para conclusão das investigações.Publicado em 05/07/2025 as 05:42

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), confirmou nesta sexta-feira, 4, que investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II) foram acionados para apurar a queda de uma aeronave agrícola em Sergipe.
Segundo a FAB, os profissionais do Seripa II, órgão regional do Cenipa com sede em Recife (PE), realizarão a chamada Ação Inicial no local do acidente. Essa etapa envolve a aplicação de técnicas específicas para coleta e verificação de dados, preservação de elementos necessários, checagem dos danos à aeronave e levantamento de outras informações relevantes para a investigação.
A FAB explicou que as investigações conduzidas pelo Cenipa têm como objetivo exclusivo contribuir para a prevenção de novos acidentes aeronáuticos. Não visam atribuir culpa ou responsabilidade civil ou criminal, mas identificar fatores contribuintes para fortalecer a segurança do transporte aéreo.
Ainda de acordo com o Cenipa, não há um prazo fixo para a conclusão da apuração, que dependerá da complexidade do acidente e da necessidade de esclarecer fatores envolvidos. Quando finalizado, o relatório final será publicado no site oficial do Centro e estará disponível a toda a sociedade.
Segundo a FAB, em breve, os dados iniciais da ocorrência poderão ser consultados no Painel SIPAER do CENIPA. Para isso, basta acessar o site, clicar no menu “Ocorrências” e pesquisar pela matrícula da aeronave.
Acidente
Um piloto morreu após a aeronave agrícola que ele pilotava cair na manhã desta sexta-feira, 4, em uma região agrícola entre os municípios de Capela, Riachuelo e Carmópolis. A vítima foi identificada como Alexandre Farias, de 52 anos.
A empresa proprietária de aeronave informou que ressaltou que, tanto a aeronave quanto o piloto, estavam devidamente regularizados e aptos para a operação; que a hipótese preliminar é que a aeronave sofreu uma colisão em voo com fios de energia elétrica.
Fonte: Infonet