Edições do Sergipe Participativo iniciarão nesta semana com foco na escuta popular
O primeiro encontro será realizado na próxima quarta-feira, 23, em Tobias Barreto, e no dia 24, em Estância; realizado pelo Governo do Sergipe, o evento tem como objetivo ouvir a população sobre temas relacionados ao planejamento e ao orçamento do EstadoPublicado em 22/07/2025 as 05:06

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), iniciará, nesta semana, o Sergipe Participativo, programa que engloba as Oficinas dos Planos de Desenvolvimento Regional (PDR) e as audiências públicas para elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026. O primeiro encontro será realizado na próxima quarta-feira, 23, no Centro de Excelência Maria Rosa de Oliveira, em Tobias Barreto.
O programa de escutas populares acontece em nove municípios sergipanos com objetivo de coletar informações, sugestões e ouvir os moradores das regiões a respeito de temas relacionados ao planejamento e ao orçamento. A programação abrange apresentações, dinâmicas em grupo e escutas com lideranças, moradores, empresários e movimentos populares, onde serão levantadas demandas, desafios e propostas de ação.
O encontro será iniciado no turno da tarde, entre 14h e 17h, para realização das Oficinas dos Planos de Desenvolvimento Regional (PDR), que têm como objetivo ouvir a população para construir um plano alinhado às necessidades e potencialidades locais.
A subsecretária de Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana da Seplan, Danilla Andrade, enfatiza a importância do alinhamento dos Planos de Desenvolvimento Regional ao planejamento de longo prazo. “Vamos realizar uma apresentação do que são esses Planos de Desenvolvimento Regional e como tem sido feito esse trabalho, que é a revisitação dos territórios de planejamento. Em seguida, vamos montar grupos que vão tratar de três aspectos principais: a questão econômica, social e cultural. Na abordagem inicial, tratando isso naquela região, vamos aplicar a oficina para que a população desenvolva o que eles querem em tais aspectos, quando olhar para o futuro”, explicou.
Já a partir das 18h, acontecerão as audiências públicas para construção coletiva do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026. O objetivo é ouvir a população das regiões sobre como o estado deverá alocar investimentos em áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura, entre outras, estabelecendo metas fiscais e limites de gastos, e contribuindo para o controle e a responsabilidade na gestão de recursos.
O subsecretário de Programação Econômica e Orçamento da Seplan, Marcos Felipe Almeida, ressaltou pontos a serem trabalhados na ocasião. “Vamos apresentar sobre a importância das audiências públicas, falar um pouco sobre o ciclo, como é que funciona a construção do PLOA, a escuta da população naquele momento e explicar como trataremos os dados que serão coletados. A partir disso, abriremos espaço para a escuta popular, com as pessoas que estão participando, além do preenchimento dos formulários, disponíveis em para acesso em QR Code ou nas redes sociais, para que a população coloque suas sugestões”, destacou.
O próximo encontro será realizado no dia 24 de julho, no Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos Jorge Amado, em Estância. Na semana seguinte, recebem o evento os municípios de Propriá, no dia 28; Itabaiana, no dia 29; Nossa Senhora da Glória, no dia 30; e em Poço Redondo, no dia 31. Já em agosto, as oficinas e audiências continuam em Lagarto no dia 4, Capela no dia 5, e em Aracaju no dia 6.
As oficinas e audiências acontecerão em centros de excelência do Estado. Ainda em agosto, acontecerá, também, a audiência temática virtual, em data a definir, com objetivo de receber propostas da população sobre temas como primeira infância, mulheres, direitos humanos, juventude, meio ambiente e sustentabilidade e proteção animal.
Calendário do Sergipe Participativo
23/07 - Tobias Barreto - Centro de Excelência Maria Rosa de Oliveira
Abrange: Itabaianinha, Poço Verde, Tobias Barreto e Tomar do Geru
24/07 - Estância - Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos Jorge Amado
Abrange: Arauá, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itaporanga D’Ajuda, Pedrinhas, Santa Luzia do Itanhy e Umbaúba
28/07 - Propriá - Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa
Abrange: Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Japoatã, Malhada dos Bois, Neópolis, Pacatuba, Propriá, Santana do São Francisco, São Francisco e Telha
29/07 - Itabaiana - Colégio Estadual Murilo Braga
Abrange: Areia Branca, Campo do Brito, Frei Paulo, Macambira, Malhador, Moita Bonita, Pedra Mole, Pinhão, Riachuelo e Ribeirópolis
30/07 - Nossa Senhora da Glória - Auditório do Sindiserv
Abrange: Carira, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora de Lourdes
31/07 - Poço Redondo - Auditório do Instituto Federal de Sergipe (IFS)
Abrange: Canindé de São Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Poço Redondo, Porto da Folha
04/08 - Lagarto - Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas
Abrange: Boquim, Lagarto, Riachão do Dantas, Salgado, São Domingos e Simão Dias
05/08 - Capela - Centro de Excelência Edélzio Vieira de Melo
Abrange: Aquidabã, Capela, Carmópolis, Cumbe, Divina Pastora, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Nossa Senhora das Dores, Pirambu, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro, São Miguel do Aleixo e Siriri
06/08 - Aracaju - Centro de Excelência Atheneu Sergipense
Abrange: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão
Fonte: GOV SE