Caixa Econômica lança cartão para crédito consignado


Publicado em 23/03/2019 as 11:31


A partir do próximo mês, a Caixa Econômica Federal vai inovar na oferta de crédito consignado. É que em parceria com a Elo, o banco público passará a ofertar um cartão exclusivo para crédito consignado. Entre as facilidades no novo produto do banco, juros mais baixos do que os praticados pelo mercado no segmento e a otimização do tempo dos clientes, que não precisarão se deslocar às agências para contratar o serviço.

“Como a Caixa é agente de pagamento das políticas sociais do governo, as agências são muito cheias. Por isso, o cartão é importante, porque além de ter uma taxa de juros competitiva, se posicionando entre as menores do mercado, permite que a população mais carente não precise ir até a agência. É isso que queremos promover - uma bancarização sem a necessidade das pessoas irem às agencias”, comentou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Embora não tenha especificado o percentual de juros do novo produto, o presidente assegurou que ficará abaixo da faixa de 1% a 2,5% praticada pelo mercado. “Como o banco é social, o objetivo da Caixa é dar acesso à população mais carente ao crédito e baratear esse acesso”, complementa Guimarães. 

Segundo ele, a implantação do cartão de crédito consignado vai acontecer em quatro momentos. Nesse primeiro, com lançamento em abril, o novo produto estará disponível apenas para aposentados e pensionistas do INSS. Após essa primeira fase, as etapas posteriores vão contemplar funcionários da Caixa Econômica, depois os servidores públicos e, por último, na quarta etapa, os empregados de empresas privadas. 

Por ser emitido com a bandeira Elo, o Cartão Consignado Caixa nasce com a funcionalidade de transações internacionais, que permite ao cliente compras no Brasil e no exterior - tanto em lojas físicas como virtuais - oferecendo ainda a opção de saque do limite disponível. O produto é totalmente isento de anuidade e terá benefícios diferenciados para os clientes.

E o surgimento desse novo produto da Caixa acontece em sintonia com o modelo de gestão do atual presidente da estatal. “Dentro dessa linha, desenhamos em dois meses o lançamento do cartão consignado, o que demonstra que a Caixa pode ser rápida para atender as necessidades vigentes”, comenta o presidente, que adianta que o próximo passo do banco é ofertar máquinas de cartão. “A Caixahoje não oferece vários produtos que deveria oferecer, a exemplo das maquininhas de cartão. A Caixa é o único banco que não tem e perde, por isso, R$1 bilhão de receita por ano por não ter”, explica, reiterando que em breve a Caixa lançará mais esse produto.