Empresários da indústria de SE participam de workshop sobre economia e política ambiental
Evento aconteceu nesta terça-feira, 5 de dezembro, no auditório da Federação das Indústrias de Sergipe. Workshop foi promovido através da parceria entre a Federação, o Instituto Euvaldo Lodi e o Grupo GA Ambiental.Publicado em 06/12/2023 as 12:00
Nesta terça-feira, 5 de dezembro, empresários do setor industrial sergipano participaram, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), do workshop “Por dentro da indústria”, que teve como objetivo debater temas ligados à economia e política ambiental, especialmente com as novas resoluções que tramitaram no Congresso sobre Reforma Tributária, inclusive, com novos dispositivos tributários para reforçar a preservação ambiental.
Foram debatidos os temas: “Competitividade e Produtividade”, palestra que foi proferida pelo superintendente do Instituto Euvaldo Lodi Sergipe e gestor da Área Econômica e de Negócios Internacionais da Federação das Indústrias de Sergipe, Rodrigo Rocha.
“Política Ambiental” foi o assunto abordado pela Dra. em Biotecnologia Industrial, Gabriela Almeida, que também é presidente de Meio Ambiente do sindicato de habitação de Sergipe, e Assessora Ambiental do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social de Sergipe (NDES). Ela participou do evento de maneira remota.
O tema “Recuperação Tributária” foi assunto da advogada Tributarista, diretora Jurídico Tributária da XP Group Norte e Nordeste, e presidente do Instituto Sergipano de Direito do Estado, Dra. Laura Figueiredo. A última palestra foi “Entendendo a Reforma Tributária”, tema tratado pelo gerente-executivo de Economia da CNI e Mestre em Ciências Econômicas, Mário Sérgio Carrato Telles.
O Grupo GA, presidido por Gabriela Almeida, foi apoiador do evento, e ela chamou a atenção para a importância da política ambiental no âmbito da indústria, pois é uma ferramenta de gestão alicerçada em quatro pilares: ecologia, economia, sociedade e cultura, e saber utilizá-los pode fazer grande diferença para a longevidade do negócio.
Com mais de cinco mil licenças ambientais pelo Brasil, Gabriela Almeida abordou, de forma simples e sem burocracias, a importância do tema para a sustentabilidade econômica da indústria; sobre como implementar uma política ambiental integrada e eficiente; e como medidas e ações estratégicas simples podem acelerar o crescimento da empresa, reduzir custos, aumentar a produtividade e tornar o negócio mais competitivo.
“É sempre muito importante discutir temas tão relevantes para a economia e para o desenvolvimento, temas que são essenciais para que a indústria se desenvolva dentro do estado, envolvendo meio ambiente, a questão tributária e inovação”, observou o superintendente do IEL, Rodrigo Rocha.
Meio Ambiente na reforma tributária
Segundo matéria publicada no site do Senado Federal, sobre o texto da Reforma Tributária aprovado no Congresso, foram incluídos novos dispositivos tributários para reforçar a preservação ambiental. Haverá um IBS Ecológico, com critérios ambientais, e imposto sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Os biocombustíveis (inclusive o hidrogênio verde) continuarão a ter menos imposto que os combustíveis fósseis.
Assessoria de Imprensa