Sergipe é o 3 do NE em geração de empregos nas micro e pequenas empresas

Os pequenos negócios de serviços e construção são os maiores empregadores de janeiro
Publicado em 28/03/2024 as 11:00

Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Durante o mês de janeiro, Sergipe foi o terceiro maior gerador de empregos em micro e pequenas empresas (MPEs) do Nordeste. Todos os meses o Sebrae recebe os números sobre dispensas e admissões do trabalho formal de cada unidade federativa do país, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e, com esses dados, elabora um relatório. Os últimos dados apontam que os pequenos negócios sergipanos foram responsáveis pela geração de 908 empregos no primeiro mês de 2024, atrás apenas do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

O relatório tem como base o cálculo do saldo líquido de empregos formais, resultado da subtração entre as admissões e demissões naquele período determinado pela pesquisa. Esse cálculo aponta que os números de janeiro de 2024 são maiores do que os do mesmo mês em 2023, de 712 empregos, e, também, maiores do que as médias e grandes empresas, que registraram o número negativo de -278. O grande propulsor desse resultado é o setor de serviços – as MPEs desse setor apresentaram o saldo de 524 empregos gerados – e foi seguido pela construção, com 364 e indústria de transformação, com 114.

Os dados relativos às MPEs, ao longo dos últimos três anos, têm resultado em um saldo positivo de geração de empregos, o que é mais volátil quando se trata dos números das grande e médias empresas, em que os saldos variam mais em negativos e positivos, de acordo com o estatístico Raphael Matos, analista da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/SE.

“Quando falamos de micro e pequenos negócios, percebe-se uma constante de saldos positivos, sendo esse saldo cada vez mais alto. Isso demonstra a importância dos pequenos negócios na economia, pois, além de serem 95% das empresas de Sergipe, acabam gerando mais postos de trabalho, em média e por série histórica, do que as médias e grandes empresas”, concluiu.

Ainda de acordo com a análise, algumas atividades econômicas se destacaram por apresentarem os melhores números, em se tratando de micro e pequenas empresas. São as seguintes: construção de edifícios, com 230; restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, 141; desenvolvimento de programas de computador sob encomenda, 106; obras de urbanização (ruas, praças e calçadas), 67; e serviços especializados para construção, 45.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias