Estudantes conhecem órgãos do governo voltados para pesquisas


Publicado em 07/11/2019 as 08:49

O Governo do Estado está presente na Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes (SEMPESq), com a participação da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fapitec) e do Sergipe Parque Tecnológico ( SergipeTec). A edição deste ano tem como tema “Bioeconomia e Transformação Social”.

Os órgãos ligados ao governo tiveram a oportunidade de fornecer um leque de conhecimento para alunos, professores e pesquisadores, na última terça-feira (05), no Minishopping da UNIT - Campus Farolândia - durante todo o dia. Além da Feira Científica, realizada também na terça-feira, o evento conta com fóruns de discussão; Seminário de Iniciação Científica; Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, envolvendo discentes bolsistas do CNPq, Fapitec/SE e Unit/SE; Seminários Integrados dos Programas de Pós-Graduação; Seminário de Práticas Investigativas e Temas Livres; Minicursos; e o Workshop em ApreStartups.

O estudante de Psicologia, Leonardo Oliveira, ficou admirado com as atividades exercidas pelo SergipeTec, em especial, o trabalho de impressão e modelagem em 3D. “Achei legal esse contato com algumas mudas pertencentes a nossa vegetação e poder entender de perto os caminhos para chegar a uma impressão em 3D”, ressalta. Já Eloísa Borges, que é funcionária do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP/Unit), salienta que ficou bastante satisfeita ao conhecer todo o projeto de perto. “Em relação à robótica, por exemplo, o SergipeTec já vem mostrando que é possível realizar todo esse trabalho de pesquisa, inclusive para as pessoas que tem poucas condições”.

A gerente de TI do SergipeTec, Carla Almeida, ressalta que a participação do Parque na SEMPESq é recorrente. “O SergipeTec participa da SEMPESq há mais de oito anos e a cada edição do evento, o Parque busca apresentar e interagir com o público participante sobre os projetos e unidades existentes no SergipeTec. Além de ter esta oportunidade, sempre visamos a realização de novos projetos e parcerias”, lembra.

Já a coordenadora executiva de apoio e desenvolvimento de programas da Fapitec, Rosane Barros, destaca a importância da Fundação ao mostrar para a sociedade o seu trabalho de apoio à pesquisa, ciência e inovação tecnológica no estado de Sergipe. “O convite para participarmos mais um ano da SEMPESq, demonstra como a Fapitec é importante para o desenvolvimento científico e inovador de Sergipe e nós mostramos este papel relevante aos visitantes do nosso estande”, finaliza.

De acordo com a professora e coordenadora da Sempesq, Luciana Holanda, este ano foram selecionados 600 trabalhos científicos que estão sendo apresentados de forma oral ou por meio de banners. “Dentre os trabalhos reunidos, grande parte foi financiada pela Fapitec, o que torna imprescindível a presença da fundação todos os anos em nosso evento,” destaca.

Da ASN