Ministério da Educação autoriza mais duas escolas estaduais a aderirem ao Ensino Médio em Tempo Integral


Publicado em 23/01/2020 as 06:57

O Colégio Estadual Governador Lourival Baptista, em Porto da Folha, e o Centro Estadual de Educação Profissional Ulisses Guimarães, em Umbaúba, funcionarão na modalidade de ensino médio em tempo integral, a partir do ano letivo de 2020. Autorizadas por meio de recurso encaminhado ao Ministério da Educação (MEC), as duas unidades ensino se juntam às escolas que participaram do mesmo processo, e haviam sido aprovadas na primeira fase: Prefeito Joaldo Lima de Carvalho (Itabaianinha), Abdias Bezerra (Ribeirópolis), Maria Rosa de Oliveira (Tobias Barreto), o Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida (Nossa Senhora das Dores) e Centro Estadual Profissionalizante Profa. Neuzice Barreto (Nossa Senhora do Socorro). Além disso, o Centro de Excelência Vitória de Santa Maria (Aracaju) e a Escola Estadual Miguel das Graças (São Miguel do Aleixo), que já ofertam a modalidade em tempo integral, foram incluídos no programa federal.

A partir de agora, o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral em Sergipe passa a atender 48 escolas da rede estadual, 15 das quais estão situadas em Aracaju e 33 no interior do estado. As escolas já estão com matrículas abertas, que podem ser feitas por meio do Portal da Matrícula Online – www.matriculaonline.seduc.se.gov.br.

Para a adesão ao programa as instituições escolares foram avaliadas e passaram por um estudo de viabilidade das condições necessárias a atender aos critérios estabelecidos pelo MEC, considerando infraestrutura, demanda, capacidade, além de indicadores socioeconômicos, como prevê a portaria de nº 2.116, de 6 de dezembro de 2019.

De acordo com o professor José Ricardo de Santana, superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), a decisão do Ministério da Educação acatou a decisão das escolas que optaram pelo modelo de ensino. “Em Sergipe, o programa inclui a etapa de consulta dos Conselhos Escolares. A partir da manifestação favorável desses, a Seduc fez o requerimento para a inclusão de mais duas escolas, em 2020, o que já foi deferido pelo MEC”, disse o gestor.

Da ASN