Educação ministra oficinas de aprendizagem na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória


Publicado em 21/02/2020 as 09:08

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), está realizando, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, oficinas de aprendizagem na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip). Nesta quarta-feira (19), os serviços de Educação de Jovens e Adultos (SEJA) e do Ensino Fundamental (SEF) realizaram a oficina de contação de história e a organização da gibiteca. 
 
Os adolescentes logo ocuparam uma das salas da unidade para receber aulas com foco no letramento. Uma conversa inicial sobre os propósitos que o fazem viver levou os garotos a compartilharem um pouco dos sentimentos e a refletirem sobre a imagem que carregam de si mesmos. 
 
A coordenadora do SEJA, Silvaneide Vieira, explica que o projeto intitulado “EJA como caminho socioeducativo – Desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício da liberdade” propõe desenvolver não somente o letramento, mas também o numeramento e, ainda, alinha as oficinas às proposições dispostas no Currículo de Sergipe e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Nessa semana a gente se volta para as competências do conhecimento, do repertório cultural, do pensamento crítico, criativo, científico e da comunicação”. 
 
“O trabalho com gibi antecipa a leitura e proporciona a socialização do leitor iniciante”, explica a técnica pedagógica do SEF, Sônia Kener, referindo-se à gibiteca montada para a realização da oficina. Ela enfatiza que as histórias em quadrinho envolvem estudantes de todos os perfis e idades, com textos curtos e ilustrados, facilitando a compreensão leitora, e aumentam a motivação para as aulas, aguçando a curiosidade e desafiando o senso crítico. 
 
Para o diretor da Usip, Genilson Maciel, atividades como esta na unidade ajudam tanto na socialização quanto na manutenção da tranquilidade, visto que são ações que o fazem se interessar pela leitura, música e outros exercícios. “Eles se comportaram muito bem e fizeram uma boa recepção ao pessoal. A gente tá se organizando pra dar continuidade e oferecer o melhor para eles”, disse.
 
Recém-chegado à Usip, o jovem V.S. participou da oficina pela primeira vez e foi um dos mais participativos durante a atividade, pois, segundo ele, gosta de passar o tempo ocupando a mente. O colega A.E.D.S. estava concentrado lendo um dos gibis enquanto os colegas faziam a leitura de outro livro. Com a leitura e a participação, o adolescente se interessa em frequentar o espaço sempre que possível. 
 
A programação continua na quinta-feira (20), com a Oficina de tirinhas, e na sexta-feira (21), com a Escuta ativa, dia da escrita de cartas e aplicação de teste de sondagem.

Da ASN