A força das relações institucionais da Universidade Tiradentes


Publicado em 06/07/2020 as 10:33

As relações institucionais constituem o diferencial estratégico das organizações e a força de uma empresa é, também, medida pelo seu nível e quantidade de interlocuções sólidas e transparentes. As boas práticas de desenvolvimento de negócios possibilitam à Sociedade de Educação Tiradentes S/A, mantenedora da Universidade Tiradentes, estabelecer 81 representações institucionais com entidades nos estados de Sergipe (SE), Alagoas(AL), Pernambuco(PE), Brasília(DF), São Paulo (SP) e no exterior.

“A Unit possui relações institucionais com entidades de âmbito internacional, nacional, estadual e municipal. Isso é importante para a consolidação das ações Universidade em decisões que podem influenciar o futuro dos alunos”, revela Saumíneo Nascimento, Vice-Presidente de Relações Institucionais na Grupo Tiradentes.

Em atuação nessas representações estão executivos, reitores e professores que contribuem com suas experiências e conhecimento. A presença da instituição de Ensino Superior é referendada pela qualidade do ensino ofertado, do nível elevado do seu quadro de professores, técnicos e executivos e, da mão de obra qualificada que é encaminhada para mercado de trabalho.

“Essa interação apresenta lógica pois as entidades possuem objetivos ligados à missão da Universidade Tiradentes. No caso de entidades associativas de âmbito nacional, existe ainda um forte trabalho de defesa dos interesses ligados aos alunos. As organizações, nas quais a Unit tem participação, auxiliam no conhecimento das sinalizações do mercado de trabalho e antevê os cenários para o setor de educação superior”, disse Saumíneo.

Em nível internacional, a Universidade Tiradentes é membro da International Federation of Associations of Anatomists, com sede na África do Sul, com o Prof. Dr. Richard Halti Cabral, referência na área médica no Brasil e mundo, cirurgião cardiovascular, primeiro médico brasileiro a assumir um cargo na organização científica e que responde pela coordenação do curso de Medicina da Unit Sergipe. A entidade que corresponde à Sociedade Mundial de Anatomia, congrega todas as Sociedades Científicas da área de Anatomia de diversos países, além de ser o organismo máximo desta área da ciência responsável por definir a terminologia anatômica (designação de todas as estruturas do corpo humano), definir as orientações referentes ao ensino da Anatomia, organiza programas para o desenvolvimento científico desta área do conhecimento, realiza congressos para atualização e divulgação científica.

Em âmbito nacional, Dr. Richard Halti Cabral, representa a Unit na Comissão de Avaliação e Monitoramento das Escolas Médicas, comissão de apoio ao Ministério da Educação-MEC designada para a avaliação e o acompanhamento das escolas em processo de implantação pelos editais do Programa Mais Médicos. “Atuando nesta comissão, podemos contribuir para o processo de implantação dessas escolas, acompanhamos todos os marcos legais relacionados a este tema, compartilhando experiências com outros colegas de instituições de ensino médico de ponta. Toda esta experiência nos ajuda, enquanto coordenador de curso de Medicina, a identificar pontos de fraqueza na nossa prática diária na instituição e pensar em estratégias para melhorias do curso”, afirma o Dr. Richard.

A Universidade Tiradentes também é membro da Meta Rede Brasil, com a representação do Prof. Domingos Sávio Alcântara Machado, Diretor de Estratégia e Inovação do Grupo Tiradentes. A IES participa ainda de várias entidades de classe, a exemplo do Conselho Federal de Enfermagem, sendo representada pela Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profa. Maria Pureza Ramos de Santa Rosa; Associação Brasileira de Enfermagem; Sociedade Brasileira de Computação; Associação Brasileira de Educação Internacional-FAUBAI; Conselho de Reitores de Universidades Brasileiras, Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. A representação mais recente foi instituída no Conselho Estadual de Educação de Sergipe, com a nomeação do Vice-presidente Jurídico do Grupo Tiradentes, Wilson Macedo Siqueira, na qualidade de representante da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe – FENEN/SE.

Nos estados de atuação, a UNIT participa dos órgãos de classe local, como Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe-CREA/SE, Conselho Regional de Contabilidade, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Odontologia e em órgãos do Governo Estadual, a exemplo do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia de Sergipe e do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sergipe. Em nível municipal, a Universidade Tiradentes também possui representações institucionais relevantes que auxiliam na gestão de órgãos, como o Conselho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conselho de Desenvolvimento Urbano de Aracaju.

“Além da participação institucional com as referidas entidades, a Unit tem um ótimo relacionamento de trabalho com o Ministério da Educação, pautando suas ações no atendimento das regras e normativos oriundos do Ministério, buscando sempre a excelência na formação de pessoas, seja na graduação e na pós-graduação em nível de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado”, finaliza Saumíneo.

 

Assessoria de Imprensa | Unit