Novos estudantes de Medicina são recepcionados em Cerimônia do Jaleco


Publicado em 27/05/2022 as 10:45

Ingressar na graduação marca uma nova fase na vida de um jovem. Por isso, a cada começo de período letivo, o curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) recebe os novos estudantes em um momento que representa o compromisso da instituição com a formação profissional, a Cerimônia do Jaleco. Na última segunda-feira, 23, foi a vez da 3ª turma do curso no campus Estância, formada por 40 alunos, participarem da comemoração.

 

“A Cerimônia do Jaleco é uma celebração tradicional que simboliza o início da jornada de cada futuro profissional. Os estudantes recebem o jaleco de seus pais ou padrinhos pela primeira vez, como o ato de uma transição para o universo da saúde. Ele simboliza a proteção e o cuidado, durante a transição na vida acadêmica para a realização de um sonho, concretizado em conjunto com pais, colegas e professores”, explica a professora do curso, Maria Fernanda Malaman.

 

O momento é marcado pela entrega do jaleco feita pelos pais e/ou responsáveis pelos jovens aos novos acadêmicos. Mas, para a professora, o ensejo é significativo também para os docentes. “É uma grande honra para nossa instituição ser escolhida para formar esses novos profissionais. Durante os seis anos do curso, guiaremos estes alunos no árduo processo da formação médica, tão cheia de desafios. Nada melhor do que uma grande festa para recebê-los”, afirma.

 

Para a diretora do campus Estância, professora Adriana Rocha Fontes, o momento é cheio de significado. “A Cerimônia do Jaleco é movida por muita emoção, um momento marcante não só na vida deles, mas também na história do nosso campus. Para o aluno, essa cerimônia representa a consagração do início do curso de Medicina. No início de tudo eles se vêem vestidos nos jalecos, simboliza que realmente estão adentrando no campo da saúde, assumindo uma responsabilidade muito grande diante dessa formação profissional que eles vão adquirir no decorrer do curso”, diz.

 

A diretora do campus Estância, professora Adriana Rocha Fontes, concorda. 

Há 17 anos, a Unit faz parte da história do município e em 2020, consolidou o curso de Medicina na região centro sul de Sergipe. “O impacto desse curso na nossa comunidade estanciana é grandioso. Brevemente, esses estudantes estarão estagiando nas unidades básicas de saúde, nos hospitais, contribuindo para o crescimento não só da cidade em vários setores, mas principalmente no setor da saúde. O curso faz com que a cidade cresça e as melhorias com as políticas públicas também aconteçam de forma muito eficaz e significativa”, acredita a diretora.

 

O evento também teve a presença da pró-reitora de graduação, Arleide Barreto, e do coordenador operacional do curso de Medicina da Unit Estância, professor Higor Calasans. 

 

Asscom Unit