Semana de Extensão da Unit é aberta e debate inclusão e diversidade

Até esta sexta-feira, 26, o evento apresenta várias atividades relacionadas aos projetos e programas de extensão universitária desenvolvidos na Unit
Publicado em 26/04/2024 as 09:00

Divulgação/ Unit

Uma universidade mais plural e inclusiva. É em torno deste objetivo que foram iniciadas as atividades da 18ª edição da Semana de Extensão (Semex), promovida pela Universidade Tiradentes (Unit) para incentivar a troca de conhecimentos, experiências e reflexões, através dos projetos de extensão universitária. O evento foi aberto na noite desta terça-feira, 23, com a palestra sobre “Pluralidade Universitária”, ministrada pela professora-doutora Sara Rogéria Santos Barbosa, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS).


Até a próxima sexta-feira, 26, a Semex está apresentando várias atividades relacionadas aos projetos e programas de extensão universitária desenvolvidos na Unit. Ao todo, serão mais de 30 palestras e cerca de 55 minicursos e oficinas, ministradas nos quatro campi da instituição: Farolândia (Aracaju), Estância, Itabaiana e Propriá, além de outras atividades acadêmicas, científicas, culturais e esportivas. Ao todo, o evento teve mais de 1 mil participantes inscritos, entre estudantes da Unit e de outras instituições de ensino.


Para o coordenador de Extensão da Unit, professor Geraldo Calasans, a Semex oferece ao público uma mostra de como as atividades de extensão estão presentes no dia-a-dia da universidade, seja nas chamadas “experiências extensionistas” ou nas Práticas Inovadoras em Projetos de Extensão (Pipex), ligadas ao Projeto Inova Tiradentes. “Tanto na graduação presencial quanto na educação à distância, nós temos hoje mais de 4.500 alunos fazendo extensão em toda a universidade. Esse evento é uma forma da gente apresentar alguns trabalhos, trazer algumas temáticas importantes para a comunidade acadêmica e até mesmo para o público externo interessado, que pode ter acesso a toda essa gama de informações que muito vai contribuir para a formação desses alunos”, afirma.


A programação gira em torno do tema escolhido para este ano: “Diversidade e Inclusão: Pluralidade na Extensão Universitária”. Ele destaca assuntos relacionados à inclusão social, a ações afirmativas e o acesso à cidadania, além de aprimorar as atividades práticas de cada curso. Sara Rogéria, que fez a palestra de abertura, destacou a importância de falar sobre diversidade e pluralidade no ambiente acadêmico, principalmente no momento em que as pessoas negras e indígenas vêm ganhando mais espaço e protagonismo no ensino superior.


“Discutir esse tema é importantíssimo para um espaço como esse, de invisibilidade e que em muitas ocasiões o sujeito negro está muito mais como objeto do que como aquele que pesquisa. É como se nós estivéssemos agora mudando a chave nessa porta e abrir para outras possibilidades, não apenas de alguém ou de um assunto que vai ser pesquisado, mas de pessoas negras que estarão pesquisando, dando tom e voz para pensar a diversidade dentro deste ambiente, na produção do conhecimento”, avalia a atual professora da UFS, que lecionou durante 14 anos no Grupo Tiradentes.


O tema da diversidade e inclusão também despertam interesse dos estudantes inscritos na semex, que aproveitam a oportunidade para se aprofundar em áreas de conhecimento que muitas vezes não são vistas em seu curso de origem. Ou mesmo para discutir questões ainda difíceis para algumas pessoas, como o autismo, a diversidade, a sexualidade e o preconceito ligado ao racismo. “Acho que esse é um tema que a gente tem que estar trabalhando sempre, para incluir sempre as pessoas. É para estar sempre aprimorando e se atualizando em relação ao tema na universidade e poder trabalhar a universidade junto com a comunidade”, diz a estudante Raíres de Oliveira Simões, do 8º período de Educação Física da Unit.


Programação


A programação da 18ª Semex segue pelo resto da semana, com minicursos, palestras, oficinas, feiras, mesas-redondas, competições e rodas de conversa. Um dos pontos altos será a apresentação da orquestra sinfônica de Itabaiana no dia 25 de abril, às 18 horas, no minishopping do campus Farolândia. No dia 24, está prevista uma competição de vôlei sentado com a equipe da seleção sergipana de vôlei sentado e três equipes compostas por alunos da Unit.


O encerramento oficial será na sexta, às 15h, com a entrega de prêmios aos melhores trabalhos acadêmicos apresentados. A programação completa pode ser acompanhada no site https://www.unit.br/semex.


Autor: Gabriel Damásio

Fonte: Asscom Unit