Maju Coutinho será a primeira negra na bancada do JN


Publicado em 13/02/2019 as 13:54


A apresentadora Maria Júlia Coutinho, a Maju, estreia neste sábado (16) na bancada do "Jornal Nacional", da TV Globo. Ao entrar no ar às 19h30, a jornalista se tornará a primeira mulher negra a apresentar o telejornal, no ar há quase 50 anos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13) pela colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

Maju estreou na previsão do tempo do "JN" em 2012, quando completou cinco anos de TV Globo. Em 2014 ela entrou no rodízio da bancada do "Jornal Hoje", telejornal da faixa do almoço da emissora. 

A partir deste sábado, a jornalista passa a integrar o rodízio de apresentadores do "Jornal Nacional", o time de âncoras que eventualmente conduzem o noticiário, especialmente aos sábados. Nomes como Giuliana Morrone, Sandra Annenberg, Monalisa Perrone e Ricardo Bocardi integram a lista.

Histórico

O primeiro homem negro a apresentar o "JN" foi Heraldo Pereira, em 2002. Já a primeira mulher na bancada foi Márcia Mendes, em 8 de março de 1972, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A primeira âncora fixa foi Valéria Monteiro, que assumiu a cadeira em 1992.

Atualmente, o telejornal é apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos.