Seleção masculina a uma vitória do Mundial 2019


Publicado em 03/12/2018 as 11:03


A seleção brasileira masculina de basquetepode garantir, nesta segunda-feira (3) a classificação ao Mundial de 2019, que será disputado em setembro, na China. Para isso, precisa vencer o Canadá em jogo às 20h, no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo. Na última sexta, a equipe nacional, comandada pelo croata Aleksandar Petrovic, venceu a República Dominicana por 100x82. Os veteranos Leandrinho, de 36 anos, e Marquinhos, de 34, foram os destaques. 

Com sete vitórias e duas derrotas, o Brasil está em terceiro no Grupo F da segunda fase das eliminatórias das Américas, atrás de Canadá e Venezuela. Os três primeiros colocados dos grupos E e F, além do melhor quarto lugar, se classificam para o Mundial. Na outra chave, Argentina, EUA e Uruguai ocupavam as três primeiras posições antes do início da décima rodada, ontem à noite. 

Caso não confirmem a vaga na partida desta segunda, os brasileiros terão nova chance em fevereiro, quando encaram Ilhas Virgens e República Dominicana, ambos fora de casa. Para esta edição do Mundial, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) criou um novo formato, com 32 seleções e sistema de eliminatórias. O Brasil nunca ficou fora de uma edição do torneio, mas em 2014, após vexame na Copa América, precisou pagar cerca de R$ 2 milhões por um convite da entidade.