Empresários brasileiros são presos por tráfico de pessoas


Publicado em 15/03/2019 as 04:33


Dois empresários brasileiros suspeitos de organizar viagens ilegais de cerca de vinte jovens jogadores de futebol foram presos em Portugal por tráfico de pessoas, anunciou nesta quinta-feira (14) a polícia de fronteiras lusa.

Um clube esportivo da cidade de Nazaré(centro) foi alvo de buscas e seu presidente também foi preso, explicou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em nota. As prisões, realizadas nesta quarta-feira em Leiria, põe fim a uma investigação aberta após uma operação rotineira em final de 2018, na qual os agentes da SEF detectaram cerca de vinte jovensjogadores brasileiros de futebol em situação irregular.

Os garotos estavam hospedados em um clube "em condições indignas e viviam em situação econômica extremamente difícil". Desde então, alguns jogadores deixaram Portugal, enquanto outros esperam que a situação seja regularizada graças às leis de proteção às vítimas de tráfico de pessoas.

Os dois presos em Leiria são suspeitos de ter cometido crimes de ajuda à imigração ilegal e de falsificação de documentos. Segundo o SEF, os empresários prometiam aos jogadores um visto de residência e um contrato profissional, mas acabavam abandonando os jovens.

Desde o inicio do ano, a polícia realizou 34 inspeções de clubes esportivos e interrogou 47 atletas estrangeiros em situação irregular. Durante todo o ano de 2018, foram detectadas 129 pessoas em situação irregular em Portugal, a maior parte oriunda da América do Sul, em 66 operações.