Batistão: 50 anos de história e desporto


Publicado em 07/07/2019 as 15:16

Muitos conhecem o  Estádio Estadual Lourival Baptista, mais conhecido como Arena Batistão, pelos clássicos do campeonato sergipano, mas poucos sabem o tamanho de sua história.

 

Inaugurado em 09 de julho de 1969, numa cerimônia que contou com a presença de sergipanos ilustres, como Maria Feliciana, Josa Vaqueiro do Sertão, Clemilda e Gerson Filho. A convite do governador da época, Lourival Baptista, esteve presente também o cantor Luiz Gonzaga, que gravou o Hino do Batistão, retratando a grandiosidade  do estádio. Ouça:

 WhatsApp-Image-20160709(4)

 

A grandeza da atividade não parou por aí. O primeiro jogo, extremamente disputado, contou com a presença de 45.058 pessoas, que assistiram à partida entre a Federação Sergipana de Desportos/FSD e a Seleção Brasileira de Futebol. O ingresso, à epoca, foi extremamente disputado. 

Seleção Sergipana ao ouvir o Hino Nacional Brasileiro

 

 

Com 10 gols, sendo oito marcados pela seleção brasileira e dois pelo time sergipano, a inauguração do estádio realizou a primeira das muitas competições importantes da qual foi cenário, com a presença de nomes consagrados do futebol, como Pelé, Zé Maria e Jairzinho.

 

 

Nas décadas de 70 e 80 era o palco dos clubes sergipanos que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série A, recebendo dessa forma todos os principais clubes do Brasil e os principais atletas da época, além de alguns amistosos da Seleção Brasileira de Futebol. Além disso, o Batistão já foi palco de outras competições, como o Nordeste Bowl de Futebol Americano e a Liga Nordeste de Rugby XV. 

 

 

Hoje é palco dos principais clubes da capital, Confiança e Sergipe, que atuam pelo Campeonato Sergipano de Futebol, Campeonato Brasileiro Série C e Campeonato Brasileiro Série D. Também recebe a Copa do Brasil em momentos onde times sergipanos integram o grupo que disputa o torneio.

Um cartão postal, cenário de glórias de times sergipanos e parte de nossa história.

Seus 50 anos serão comemorados na próxima terça-feira, 09, quando o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), através da Superintendência Especial de Esportes (SEE), homenageará no dia 9 de julho, por ocasião das comemorações do Cinquentenário do Batistão, cronistas esportivos, que participaram de sua inauguração.

Serão homenageados também, jogadores sergipanos que integraram a Seleção Sergipana, que enfrentou a Seleção Brasileira no jogo inaugural, contra a Seleção Brasileira e autoridades e personalidades que marcaram a história da principal praça de esportes do Estado de Sergipe. 

O ingresso do torcedor nas cadeiras azuis e vermelhas será trocado por um quilo de alimento não perecível. Nas cadeiras brancas dois quilos de alimentos. Essa troca teve início na manhã desta sexta-feira (5).