Soccer Camp promove aprendizado prático de futebol para crianças e alunos na Unit
Atividade promovida pelo ex-jogador “Washington Coração Valente” ensinou fundamentos do esporte para crianças e adolescentes, com apoio de alunos de Educação FísicaPublicado em 05/12/2023 as 10:00

Um dia inteiro dedicado ao aperfeiçoamento da prática do futebol. Assim foi o Coração Valente Soccer Camp, evento realizado neste sábado, 4, no Complexo Esportivo da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju. Centenas de crianças e adolescentes entraram em campo para aprender fundamentos e técnicas do esporte mais popular do país. Os treinamentos foram comandados pelo ex-jogador Washington Cerqueira, o “Coração Valente”, artilheiro com passagens marcantes em clubes como São Paulo, Fluminense e Athletico Paranaense. O treinamento também é chamado de “clínica de futebol” e tem o objetivo de repassar e treinar a base do modo como o futebol é jogado na prática.
De acordo com o próprio Washington, as lições repassadas no treinamento vão muito além do esporte. “A gente conversa muito com os meninos, prepara a mente deles para, quando eles errarem, fazerem de novo, corrigirem e até acertar. É fazer com que eles estejam fazendo esse esporte com alegria, para que daqui a pouco eles se formem, sigam para a educação, porque o meu link é o esporte juntamente com a educação, e eles se preparem para daqui a pouco serem cidadãos. Se for esportista, um atleta, melhor ainda. Mas está formado o cidadão que a gente quer fazer agora durante esse período”, diz o ex-jogador, destacando o apoio da Unit como instituição referência nacional em esportes.
O Soccer Camp também serviu de atividade prática para os alunos do curso de Educação Física da Unit, que tiveram a chance de aprender como acompanhar a atividade física de crianças e adolescentes. Para o professor Antenor de Oliveira Silva Neto, coordenador operacional do curso, o evento tem um caráter nacional e dá uma compreensão maior do futebol como um todo. “Os alunos, estando envolvidos com esses atletas e ex-atletas, colocam em prática os ensinamentos que eles conhecem aqui na universidade, no campo teórico, com os professores na disciplina, e aplicam um conhecimento prático dentro da grade curricular do curso. Só que aqui é um conhecimento real, onde eles estão divididos por oficina, por níveis de idade, e eles podem comparar aquilo que eles estudam com aquilo que realmente o mercado trabalha”, explica.
As atividades práticas também foram comandadas por Diogo Netto, coordenador da CBFS Academy e ex-consultor da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), pelo o atleta Diego de Castro, conhecido como ‘Diego Freestyle’ e considerado um dos pioneiros da modalidade freestyle no país; e pelo jogador Leandro Kível, atacante com passagens em clubes como Confiança, CSA, Sampaio Corrêa e Botafogo/PB. Ele se sentiu à vontade entre as crianças e os alunos de Educação Física.
“Quem gosta de esporte se entende, não é? A gente vai botando em prática o que a gente conhece, vai abrindo espaço para todo mundo falar um pouquinho. Acho que o futebol e o esporte em si é isso. A gente vai aprendendo a cada minuto com os colegas, com a garotada, com os profissionais, com os alunos e a gente que é profissional há 20 anos. Eu tenho uma experiência de campo, mas dar aula é totalmente diferente”, disse Kível.
A maioria de inscritos no Soccer Camp foi de meninos, mas houve também um crescimento da participação de meninas, o que mostra uma maior adesão do público ao futebol feminino, a partir de uma maior divulgação dos campeonatos nacionais e estaduais da modalidade. Uma das que participaram foi Marina Paixão Amaral, 10 anos, que começou a jogar por incentivo dos primos e se destacou como melhor goleira em um torneio de futebol Sub-12. “Esse dia foi muito legal. É uma oportunidade para a gente aprender mais técnicas de goleiro e na linha também. A gente fez uns trabalhos de passe legais, muito importantes no jogo”, avaliou ela, que se inspira em outras duas estrelas da Seleção Brasileira Feminina: a atacante Marta e a goleira Letícia, que joga no Corinthians.
Ascom Unit