Prefeito Edvaldo: a 39 edição edição da Corrida Cidade de Aracaju ficou para a história

A disputa ocorreu em três percursos distintos, de 5km, 10km e o tradicional 24km, de São Cristóvão até Aracaju.
Publicado em 24/03/2024 as 08:00

Arthur DAvila e Ana Lícia Menezes/PMA

A maior corrida de rua do Norte/Nordeste fez a capital sergipana inteira de palco para seu brilhantismo. Neste sábado, 23, nove mil atletas participaram da tradicional Corrida Cidade de Aracaju que nesta 39ª edição se consolidou como a maior já realizada. A disputa ocorre em três percursos distintos, de 5km, 10km e o tradicional 24km, de São Cristóvão até Aracaju. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que participou dos 5km, contou como foi voltar a correr com os aracajuanos e todos que marcam presença na festa que celebra os 169 anos da cidade.

“Essa edição da Corrida Cidade de Aracaju ficou para a história. Agradeço a todos e a todas que ajudaram e colaboraram com esse evento maravilhoso. Foram nove mil atletas, a maior prova já realizada. Lembro de 2017, quando tivemos dois mil corredores e hoje quadruplicamos o tamanho desse evento extraordinário. Aumentamos também o valor da premiação, para todas as categorias, tudo para estimular a cultura da corrida de rua em Aracaju. Mas essa corrida só foi possível graças ao trabalho de todo mundo. Tivemos mais de 1.200 pessoas fazendo a competição dar certo. Este ano acertamos também ao trazer a linha de chegada para a praça Fausto Cardoso, um espaço muito mais amplo e cômodo para os atletas”, enfatizou.

Edvaldo lembrou também, de forma saudosa, que este é o último ano que ele participa ativamente da organização da corrida como gestor da cidade. “Essa é a última corrida que participo como prefeito, minha despedida como gestor dessa linda cidade que tanto amo. Fico muito feliz de poder ter colaborado e contribuído com o crescimento desse movimento maravilhoso que realizamos ano a ano na nossa cidade e que só tem crescido. Este ano também voltei a correr, fiz 5km ao lado de milhares de aracajuanos, sergipanos, turistas, de todos aqueles que fizeram a nossa Corrida Cidade de Aracaju neste sábado festivo”, destacou.

O secretário municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Sérgio Thiessen, falou sobre a organização da corrida, que começou a ser planejada desde o ano passado e que entregou um valor recorde em premiação para os atletas.

“Um ano histórico, pois entramos para a história com a maior corrida do Norte/Nordeste de todos os tempos e a mais querida do Brasil. O planejamento da Corrida Cidade de Aracaju vinha acontecendo desde o ano passado e viver esse momento é uma grande emoção e alegria, a adrenalina a mil. Aracaju tá brilhando com essa corrida hoje. Para recompensar os primeiros colocados, este ano aumentamos a premiação. São R$ 200 mil em várias categorias, uma competição democrática para que todos possam não só participar, mas também ter a sua premiação”, frisou o secretário.

Emoção
Só quem participa da competição entende a emoção que é estar presente na Corrida Cidade de Aracaju. Foi como descreveu Lucas Barboza, campeão geral dos 24km. “A satisfação é imensa de competir aqui em Aracaju. Agradeço pela organização, pois é fundamental para correr com qualidade. Aproveito para mandar um abraço para meu treinador, e aos meus parceiros! Agradeço demais por essa linda corrida”, celebrou ainda eufórico pelos 24km percorridos.

O professor de sociologia e aracajuano, Yuri Norberto, correu 5km e relacionou a corrida com sua história de vida e da capital sergipana, resumindo tudo em uma palavra: superação. “Essa palavra define Aracaju nos seus 169 anos, que se superou em vários momentos da história e se tornou a capital dos sergipanos. Este ano é ainda mais especial para mim, pois decidi correr, mudar de vida através de um estilo, através de um hábito. Aprendi a gostar de esporte e hoje estou aqui na Corrida Cidade de Aracaju, porque minha capital me ensinou também a me superar”, explicou.

Primeiras colocações
O campeão geral da Corrida Cidade de Aracaju, que chegou em 1º lugar nos 24km, foi o pernambucano Lucas Barboza. Já na categoria feminino, Viola Jelagat da cidade de Keiyo, Quênia, cravou o primeiro lugar na competição. O sergipano que alcançou a melhor colocação na prova foi João Marcos Santos Ferreira, de 28 anos e natural de São Cristóvão. João Marcos ficou como 3º colocado na categoria geral.

Na categoria de Pessoas com Deficiência (PcD), o jovem de 18 anos, Tarcísio Alves Nunes Barbosa foi o 1º colocado na categoria masculino. Nos 5km, Álvaro dos Santos Lima, de Maceió, ocupou também o 1º lugar no pódio. Sua conterrânea, Clícia Gabrieli, também ocupou o topo do púlpito na categoria feminino.

Fonte: PMA