Kate Middleton: o que sabemos sobre o diagnóstico de câncer da princesa até agora

Princesa de Gales disse que doença foi um “grande choque”
Publicado em 23/03/2024 as 08:00

CNN Brasil/ Reprodução

Kate Middleton, a princesa de Gales, anunciou nesta sexta-feira (22) que foi diagnosticada com câncer e está nos “estágios iniciais” do tratamento quimioterápico.

A princesa descreveu seu diagnóstico como um “grande choque” em um vídeo filmado pelos estúdios da BBC em Windsor na quarta-feira (20).

“Esperamos que vocês entendam que, como família, agora precisamos de algum tempo, espaço e privacidade enquanto termino meu tratamento”, disse a princesa. “Meu trabalho sempre me trouxe uma profunda sensação de alegria e estou ansiosa para estar de volta quando puder, mas por enquanto devo me concentrar em fazer uma recuperação completa.”

Veja o que sabemos sobre o diagnóstico da princesa até agora:

Poucos detalhes
Kate, de 42 anos, que é casada com o herdeiro do trono britânico, o príncipe William, não disse que tipo de câncer foi diagnosticado e o Palácio de Kensington não deve revelar mais detalhes médicos, como o que estágio em que o câncer está.

Cirurgia abdominal
O anúncio ocorre dois meses depois de Kate ter se afastado temporariamente da vida pública, após o que o Palácio de Kensington disse na época ser uma cirurgia para uma condição abdominal não cancerosa. Ela permaneceu em um hospital de Londres por 13 dias após o procedimento. Kate foi vista em público no fim de semana passado pela primeira vez desde janeiro, visitando uma loja com o marido.

Quimioterapia preventiva
A princesa iniciou a quimioterapia preventiva no final de fevereiro, disse uma fonte real à CNN. Esperava-se que ela retornasse às funções oficiais depois da Páscoa. No entanto, ela agora adiará novos trabalhos até que seja liberada por sua equipe médica, disse a fonte.

Reações
A notícia gerou uma onda de simpatia e apoio de figuras públicas de todo o mundo, incluindo o primeiro-ministro Rishi Sunak, o rei Charles, o príncipe Harry e Meghan, o chefe do Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra, o irmão de Kate, James Middleton, o presidente francês Emmanuel Macron, bem como a Casa Branca e a primeira-dama dos EUA, Jill Biden.

O rei Charles III também tem câncer
O diagnóstico de Kate é um golpe devastador para a monarquia britânica, já que o rei Charles III está atualmente em tratamento para um câncer não especificado, que foi anunciado no início de fevereiro.

Como contar às crianças
No tempo que Kate passou longe do público antes de revelar o seu diagnóstico de câncer, uma das suas maiores prioridades foi encontrar a forma certa de contar aos filhos, disse ela. A CNN entende que o casal real queria esperar que seus filhos saíssem da escola nas férias da Páscoa antes de fazer um anúncio.

Fonte: CNN Brasil