Ministério Público se posiciona contrário à prisão de Sérgio Gama e questiona vazamento de informações


Publicado em 10/08/2022 as 22:42

O Ministério Público da Bahia, através do promotor Saulo Rezende Moreira, se posicionou contrário ao pedido de prisão temporária impetrado contra o empresário e candidato a vice-governador pelo MDB, Sérgio Gama, e outras seis pessoas citadas numa investigação por Ameaça, Dano Qualificado, Crimes do Sistema Nacional de Armas e Associação Criminosa.

Segundo a representação, durante uma audiência pública realizada no município de Itapicuru, vieram à tona informações de representantes da Associação Colônia Lagartense, os quais “estavam sendo vitimados por atos de violência praticados por diversos acusados, alguns dos quais nominados publicamente, que pareciam agir com a intenção de retirá-los da área ocupada”.

O promotor cita em seu parecer que tomou “conhecimento informal” do caso, por meio de diversas notícias em blogs e outros meios de imprensa acerca do ajuizamento da presente representação, tendo o teor sido amplamente divulgado em veículos de imprensa digital e encaminhado a diversos grupos de WhatsApp. Além disso, o campo de “acesso de terceiros” aponta, pelo menos, 30(trinta) acessos de advogados que não representam nenhum dos investigados, somente no dia 05 de agosto.

De acordo com essas evidências, o promotor acredita que o processo tenha sido prejudicado com o vazamento da informação, diante do fato de que o sigilo era “imprescindível ao êxito”.

Além disso, foram levados em consideração elementos que, segundo o Ministério Público, não se mostrou imprescindível a decretação da prisão temporária dos citados para o desenvolvimento das investigações.

Por fim, o promotor alega que, diante do exposto, manifesta-se o Ministério Público pelo indeferimento dos pedidos de decretação das prisões temporárias dos representados; da mesma forma que sugere o indeferimento do pedido de expedição de mandados de busca e apreensão para os endereços especificados na representação, ressalvando-se a possibilidade de surgirem novos elementos posteriores que recomendem as medidas ora pleiteadas.