PF deflagra 61ª fase da Operação Lava Jato

Policias cumprem três mandados de prisão preventiva e 41 mandados de busca e apreensão
Publicado em 08/05/2019 as 07:40

Foto: Letícia Nobre

A Polícia Federal (PF) ao lado do Ministério Público Federal (MPF) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 8, a 61ª fase da Operação Lava Jato com o nome de “Disfarces de Mamom”. Policias cumprem três mandados de prisão preventiva e 41 mandados de busca e apreensão em 35 locais diferentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Segundo informações da PF, “o objetivo foi apurar um grande esquema de lavagem de dinheiro praticado por altos funcionários de um banco”, que faziam a contratação de empresas de fachada e emitiam notas fiscais para justificar os serviços. Então, os pagamentos feitos eram camuflados e recebidos pelo banco no exterior.


Os presos eram funcionários do banco investigado. Um deles atuava na mesa de câmbio, outro era diretor da área de operações de câmbio e o terceiro era diretor geral da instituição. Esta é a primeira ação da Lava Jato em que a polícia cumpre os mandados diretamente na sede de um banco.

A PF afirmou que os presos serão levados para a sede da Polícia Federal em São Paulo e depois para a Superintendência do Paraná, onde serão interrogados. As investigações tiveram início após depoimentos de três administrados de uma instituição financeira no exterior que “atuava ocultando capitais em operações criminosas em favor do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht”, segundo a polícia.

Disfarces de Mamom
O nome da operação é, segundo a PF, a passagem bíblica Mateus 6.24. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”.

“Isso porque a instituição bancária envolvida, que deveria zelar pelo higidez do sistema financeiro no âmbito do qual ela estava inserida, valia-se de sua posição privilegiada dentro da estrutura financeira do mercado para a viabilização de atividades ilícitas”, afirmou o órgão em sua nota oficial à imprensa.

Fonte: Veja Online