Fames apoia lançamento do Programa Município + Cidadão e participa de entrega dos veículos MOB-SUAS as cidades contempla


Publicado em 18/10/2019 as 10:34

Convidado pela Federação dos Municípios Sergipanos (FAMES), o ministro da Cidadania, Osmar Terra, esteve nesta quinta-feira (17) em Sergipe para lançar o programa "Município + Cidadão" e realizar a entrega de 44 veículos do MOB-Suas a 39 municípios.

A Fames participou da entrega e auxiliou os gestores em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Prefeitura de Aracaju, que sediou o evento.

Ao todo, foram 28 microônibus e 16 veículos AirCross destinados à assistência social, dotados de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Os ônibus serão úteis para atendimento da Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a exemplo de realização de exames em outras cidades, transporte de hemofílicos e para pacientes que realizam tratamento oncológico e de hemodiálise, entre outros.

“São transportes que serão essenciais na vida das pessoas que precisam da Assistência Social, muitas vezes para ir até a capital, Aracaju, para tirar documentos e usar os demais serviços públicos oferecidos pelo Estado" ressaltou o presidente da Fames, Christiano Cavalcante.

Os municípios sergipanos contemplados foram: Amparo do São Francisco, Areia Branca, Boquim, Brejo Grande, Campo do Brito, Canhoba, Capela, Carira, Cristinápolis, Estância, Ilha das Flores, Itabaiana, Itabaianinha, Itabi, Itaporanga D'Ajuda, Japaratuba, Lagarto, Laranjeiras, Malhada dos Bois, Malhador, Monte Alegre de Sergipe, Muribeca, Neópolis, Pacatuba, Pedra Mole, Pedrinhas, Pirambu, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Riachuelo, Rosário do Catete, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, São Francisco, São Miguel do Aleixo, Simão Dias e Siriri.

Município + Cidadão

A iniciativa tem o objetivo de transformar comunidades por meio da implantação de políticas públicas integradas nas áreas da Cultura, Desenvolvimento Social e Esporte. Com parceria de prefeituras e governos estaduais a prática de atividades como festivais de música, dança e audiovisual, além de jogos escolares municipais e ações para geração de emprego e renda serão incentivadas.

Para participar, a prefeitura precisa aderir ao Plano Progredir e ao Criança Feliz - caso o município seja elegível, e também fazer compras institucionais da agricultura familiar, firmar um compromisso para a realização de um diagnóstico da situação de dependentes químicos em tratamento.

As prefeituras que mais pontuarem no cumprimento das oito metas do Programa Município + Cidadão serão premiadas.

Estiveram presentes os deputados federais Fábio Reis e Laércio Oliveira; estadual Capitão Samuel; 23 prefeitos dos municípios contemplados, vereadores e secretários.

Por Yslla Vanessa/ ASCOM FAMES