Saiba o que foi feito nos primeiros 60 dias da nova gestão aracajuana

Uma das primeiras ações de destaque foi o congelamento do IPTU
Publicado em 09/03/2025 as 18:47

Sob a gestão da prefeita Emília Corrêa, nos primeiros 60 dias foram implementadas medidas que garantiram a continuidade dos serviços essenciais, além da transparência relacionada à gestão anterior.

Segundo a prefeita de Aracaju, nesses primeiros meses, está sendo colocado em prática um modelo de administração pautado na responsabilidade, transparência e eficiência. 'Nosso compromisso é garantir que os serviços essenciais sejam mantidos com qualidade, ao mesmo tempo em que adotamos medidas para reduzir gastos desnecessários e otimizar o uso dos recursos públicos', afirmou.

Uma das primeiras ações de destaque foi o congelamento do IPTU. O contribuinte que optou pelo pagamento à vista recebeu um desconto automático de 7,5%. Outro serviço implementado foi o pagamento dos tributos municipais via PIX, proporcionando mais praticidade, compensação ágil e liberação rápida de certidões. Com a ação, a Prefeitura reduz custos, já que antes pagava R$ 1 por boleto e agora desembolsa apenas 1 centavo por transação via PIX.

Para evitar prejuízos à população após o fim do contrato com a empresa Torre no dia 19 de fevereiro, a Prefeitura de Aracaju firmou um contrato emergencial, garantindo a continuidade da coleta de lixo e gerando uma economia de R$ 33 milhões para o município. No setor de serviços urbanos, outra medida de economia foi implementada. De acordo com a prefeitura, o novo contrato para irrigação das áreas verdes e limpeza urbana, firmado com a Transquality, ampliou a frota de 10 para 16 carros-pipa, reduzindo o custo diário de R$ 1.085,00 para R$ 1.036,00. 

Na área da saúde, o novo contrato do Hospital Nestor Piva assegurou a continuidade do atendimento à população, com uma economia anual de R$ 5,4 milhões. Além disso, a gestão garantiu o pagamento do piso nacional para enfermeiros e técnicos de enfermagem, valorizando os profissionais da área. Ainda na saúde, foram quitadas dívidas deixadas pela gestão anterior na Maternidade Lourdes Nogueira.

Para fortalecer o diálogo com o funcionalismo público municipal, a Prefeitura instalou a Mesa de Negociação Permanente. O objetivo é manter um canal aberto para tratar de demandas das categorias, incluindo melhorias salariais, condições de trabalho e a realização de concursos. Com essa iniciativa, a gestão busca construir soluções de forma transparente e participativa, garantindo que os servidores tenham voz ativa nas decisões que impactam suas atividades.

Nos primeiros dias da gestão, o transporte público também foi pauta. A Prefeitura congelou a tarifa dos ônibus em R$ 4,50 e apresentou para aprovação dos aracajuanos um ônibus elétrico, visando modernizar o sistema, torná-lo mais sustentável e avançar no objetivo de adquirir novos ônibus para reforçar a frota do transporte público. Entretanto, os novos ônibus ainda não chegaram à população.

Outra marca da gestão foi a construção da nova passarela na Orla de Atalaia, substituindo a antiga, que estava bastante deteriorada e necessitava de reparos. Entregue em tempo recorde, em apenas 72 horas, a nova estrutura foi projetada para melhorar a mobilidade da orla para pedestres e turistas que circulam pela região já que anterior apresentava diversos problemas estruturais, incluindo buracos e falta de acessibilidade.

 

Fonte: Jornal da Cidade