Entenda os desafios da relação sexual de um casal

Especialista ressalta os cuidados que o casal deve ter para manter uma vida sexual saudável
Publicado em 11/02/2019 as 12:55

Canção Nova

Com o excesso de cobranças, a sociedade tem se mostrado cada vez mais competitiva, agressiva e consumista. São alguns fatores que interferem a dinâmica das famílias e consequentemente dos casais. O psicólogo do Hapvida, André Assunção, alerta para os possíveis motivos que possam levar o casal ao um momento ruim na vida sexual.

“O cansaço e a falta de tempo para cuidar de si e do outro são pontos negativos. As pessoas passaram a se esquecer umas das outras em meio à rotina e isso as deixam frustradas e com a auto estima baixa em muitos momentos. Os casais se queixam da falta de tempo e acabam se dedicando pouco para o lazer e a vida a dois.”, observa.

O especialista ainda reflete que mudanças na família, como por exemplo, um luto ou um nascimento de um filho podem interferir, ressaltando que são processos naturais de mudança.

“A mudança ocorre na estrutura física da casa e na vida emocional do casal, com a atenção, afeto e desejo da mãe voltada ao bebê. Isso pode ocasionar repulsa e distanciamento instintivo ao esposo como um sentimento de zelo pelo filho recém-nascido. O casal também passa a ter uma rotina desgastante de cuidado e atenção com o filho, que vai desgastar naquele momento o corpo e a mente, deixando o desejo sexual mais baixo.”, explica.  

 

Além disso, o diálogo entre o casal é fundamental, sendo a falta de diálogo um dos maiores problemas na vida sexual, enquanto a comunicação facilita o acesso aos problemas e ajuda a resolvê-los.

“Trabalhar frustrações, insatisfações e dificuldades que levam o casal ao declínio da vida sexual. Sentar junto e buscar soluções com aqueles que amamos torna-se saudável nesses momentos. Manter a vida sexual ativa depende do diálogo e dos cuidados que o casal busca manter entre si e individualmente.”, esclarece.  

Existem ainda aqueles problemas de ordem física, esses como dores, doenças crônicas e tratamentos de saúde, são os mais comuns entre as impossibilidades de manter relação. Dos fatores emocionais, podem estar ligadas também as insatisfações com o corpo, a falta de desejo no outro, a autoestima entre o casal, entre outras. O psicólogo orienta a importância do casal buscar o médico de referência em casos que os problemas sejam físicos, e em casos psicológicos considerar a procura por um psicólogo.