Descubra como o autoconhecimento pode trazer felicidade

Especialista fala sobre a importância desse caminho para estar bem
Publicado em 12/03/2019 as 12:59

Tema presente entre os mais procurados em livros de auto-ajuda e best sellers, a felicidade e a busca pelo autoconhecimento podem estar atrelados. Autores como Osho, Sri Prem Baba, Dalai Lama e outros são muito procurados por aqueles que querem buscar esse caminho. O dia a dia com tantas cobranças, jornadas excessivas e tragédias noticiadas diariamente tem proporcionado um sentimento de tristeza e desânimo na população.

 

Diante de tantos obstáculos para a tão almejada felicidade, a psicóloga do Hapvida, Amanda Queiroz, fala da importância do processo do autoconhecimento para o alcance do bem-estar consigo e com os outros.

 

A especialista destaca a importância de monitorar os pensamentos, e tentar sempre alimentar pensamentos positivos, pois esses, poderão contribuir na produção de endorfina, tão necessária a saúde e a sensação de estar feliz.

Inspirada em experiências de Harvard e Yale, a Universidade de Brasília (UnB) é a primeira universidade pública do Brasil a oferecer uma nova abordagem acadêmica: o estudo vivencial da felicidade. O curso, que se inicia neste semestre, tem a proposta de proporcionar aos alunos condições para enfrentar as adversidades da vida – tanto acadêmica quanto pessoal.

A melhor maneira de encarar o mal-estar social, os desafios da vida acadêmica e as descobertas pessoais é compreender o que significa felicidade para si mesmo, por isso, a disciplina ajuda a tornar experiências ruins menos dolorosas a partir do autoconhecimento. De acordo com a psicóloga do Hapvida, Amanda Queiroz, o processo de conhecer a si próprio, nos permite alcançar a felicidade. “O caminho que trilhamos deve ser pensando nas coisas que queremos e desejamos”, pontuou.

 

Além disso, pesquisas apontam que a felicidade pode ter relação com a saúde física. Segundo pesquisa da empresa CVA Solutions, mostrou que 67% dos entrevistados que afirmam se sentir felizes tem uma boa saúde ou se cuidam. Depressão e estresse hoje são dois fatores de maior causa de infelicidade, e comprovadamente geram processos inflamatórios no corpo.

 

No Brasil, em 2016, 75,3 mil trabalhadores foram afastados pela Previdência Social em razão do mal. Hoje, o país é considerado o campeão de casos na América Latina, com 5,8% da população com depressão.

Mas, esse cenário pode mudar. A psicóloga aponta que a felicidade não é algo estável. “Temos momentos felizes e outros de humor mais rebaixado. Valorizar os momentos difíceis também é importante para termos resiliência e amadurecermos com eles”, concluiu Amanda