Aracaju é escolhida para participar de estudo de mapeamento da nutrição infantil


Publicado em 20/11/2019 as 08:53

Fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) é uma pesquisa científica que tem como objetivo avaliar a alimentação infantil de 15 mil crianças menores de cinco anos em todo o país, e Aracaju está entre as 123 cidades brasileiras escolhidas para participar do mapeamento nutricional.

Sendo assim, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apoia e divulga o Estudo, que será desenvolvido na capital entre os meses de novembro e dezembro, e que fundamentará, a partir de seus resultados, o planejamento de políticas públicas de saúde direcionadas à nutrição.

No ENANI serão avaliadas as práticas de aleitamento materno, de consumo alimentar, do estado nutricional, e as deficiências de micronutrientes (hemoglobina, vitamina A, vitamina D, vitamina E, vitamina B1, vitamina B6, vitamina B12, folato, zinco, selênio e ferritina) entre crianças menores de cinco anos. As mães biológicas também serão entrevistadas e participarão das medidas de peso corporal e estatura. Na capital sergipana está prevista uma amostra de 170 crianças.

Para facilitar e garantir a segurança quanto ao acesso ao domicílio, os sete entrevistadores que atuarão na coleta de dados em Aracaju, estarão identificados com uniforme e crachá com os logos do ENANI e do Ministério da Saúde. Eles serão os responsáveis pelas entrevistas, pesagem e medidas das crianças e mães.

Nessa primeira etapa do estudo, o entrevistador agendará a data para a coleta de sangue da criança, procedimento que será realizado por profissional habilitado e com experiência em coleta infantil. Na data marcada, ele irá ao domicílio acompanhado do entrevistador responsável pela pesquisa. As coletas de sangue domiciliar são realizadas por laboratórios locais sob supervisão do Laboratório de Análises Clínicas Diagnósticos do Brasil – DB.

“A participação no estudo é voluntária e a identidade dos participantes não será revelada. Mas é importante a adesão da população à pesquisa, porque a partir dos resultados que ela apresentar, que serão fornecidos pelo relatório final do estudo, será possível desenvolver políticas públicas voltadas à saúde infantil”, declarou a nutricionista da Área de Promoções, Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vanessa Barreto.

Os resultados dos exames de sangue, bem como das medidas de peso e altura podem ser acessados por meio de um login 20 dias após a coleta dos dados. A partir de 40 dias após a coleta de dados, os participantes receberão os resultados pelo correio ou email.

Em casos de alterações detectadas nos resultados da coleta de sangue, a família é orientada a se dirigir a Unidade Básica de Saúde, para acompanhamento mais aprofundado.

Para outras informações sobre a pesquisa, detalhamento metodológico, sobre quais municípios brasileiros estão participando, bem como a identificação dos entrevistadores, basta acessar o site do ENANI, ou tirar as dúvidas pelo 0800 808 0990.

Da AAN