Eficiência da cogestão da UBS do 17 de Março resulta em 4 mil atendimentos por mês


Publicado em 21/01/2020 as 10:10

Inaugurada pela Prefeitura de Aracaju em abril do ano passado, a Unidade Básica de Saúde Dr. Roberto Paixão, a primeira do bairro 17 de Março, é gerida, desde então, de forma compartilhada entre a administração municipal e a Universidade Tiradentes (Unit). Como resultado dessa cogestão, tornada possível a partir de uma parceria público-privada, a Unidade realiza, mensalmente, cerca de 4 mil atendimentos.

Nesse modelo de gestão, compete à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fornecer insumos, material médico hospitalar e medicamentos, exercer gerência técnica e administrativa da UBS, contratar e custear recursos humanos para a manutenção do funcionamento das equipes. A Unit custeia materiais e garante a adequação estrutural da unidade, manutenção corretiva, preventiva e reposição de equipamentos. Em contrapartida, os alunos da instituição usufruem do espaço para a prática dos conhecimentos, de forma supervisionada.

De acordo com a gerente assistencial Suiane Oliveira, que trabalha por parte da Prefeitura, a gestão compartilhada trouxe um serviço de qualidade maior para o atendimento à população. Recordando a antiga situação da população do 17 de Março, que antes era assistida em três outras unidades, a gerente elencou a proximidade, a qualidade e demanda não exagerada como benefícios dessa parceria.

“A parceria com a Unit é importante para o funcionamento dessa UBS porque amplia a qualidade do serviço. Os nossos profissionais acolheram a ideia de ser uma unidade escola; temos a sorte de ter uma excelente estrutura, com uma manutenção efetiva. Aqui praticamente não tem ouvidoria”, pontua Suiane.

Um dos pontos destacados por Suiane Oliveira é o atendimento com horário marcado. “Aqui a gente trabalha com horário marcado, então os pacientes não precisam chegar de madrugada na fila para marcar. Estamos trabalhando no modelo proposto pela Secretaria da Saúde. O paciente já chega no seu horário e recebe o atendimento”, explica.

A outra gerente da UBS Dr. Roberto Paixão é Bruna Nascimento, representante da Unit. Para ela, além dos benefícios no atendimento à população, oportunizar aos alunos da instituição a vivência prática do cotidiano da saúde é bastante satisfatória para os estudantes.

“Para a Unit, está sendo uma parceria bem válida, uma experiência nova, na qual os nossos estudantes, da área de saúde, têm a oportunidade de estagiar aqui. Isso tem acrescido bastante a questão do estágio na área da saúde. Todos os alunos querem estagiar nessa unidade, justamente pelo acolhimento por parte da Prefeitura e da própria população”, destaca Bruna.

O sucesso do novo modelo de gestão adotado na UBS do 17 de Março é nítido não só para quem administra, mas também para quem faz uso do serviço. A dona de casa Maria Ednalva dos Santos, de 58 anos, mora no bairro há sete anos. Usuária da Rede Municipal de Saúde, dona Ednalva precisava se deslocar para outro bairro para ser atendida. Agora, com uma unidade próxima à sua casa, ela elogia não tanto a comodidade quanto o atendimento que recebe nesta UBS.

“Antes de ter essa unidade eu ia para o Santa Maria. Ter essa unidade aqui está sendo uma maravilha, foi uma riqueza que veio para o 17 de Março. Não existe uma unidade igual a essa! Antes tinha que acordar cedo para ir à outra unidade e agora não, está bem pertinho. Todo o atendimento, da recepção até chegar ao médico, é de qualidade”, conta Ednalva.

Da AAN