Atendimentos odontológicos retomam atividades dia 13 de Julho na rede pública de Aracaju


Publicado em 07/07/2020 as 11:22

A partir do próximo dia 13, os atendimentos eletivos de odontologia ofertados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, serão retomados. O serviço, através de marcação de consulta, estava suspenso, temporariamente, respeitando as recomendações dos decretos estaduais e municipais de enfrentamento ao novo coronavírus.
 
Entretanto, nesse período, os usuários não ficaram desassistidos, já que os serviços de urgência e emergência permaneceram portas abertas. Agora, com o retorno dos procedimentos eletivos, as equipes de odontologia do Município estão se readequando para melhor atender a população, assegurando os cuidados necessários para evitar a propagação da covid-19. 
 
Coordenadora do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), Fernanda Cabral explica como se deu o processo na área de odontologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 
 
“Os procedimentos eletivos, aqueles que são previamente marcados, não estavam funcionando porque, dentro das diretrizes dos decretos, não estavam elencados como serviço essencial. Assim, mantivemos a urgência e emergência nas Unidades Básicas de Saúde [UBS] e na Unidade de Pronto Atendimento [UPA] Fernando Franco. Portanto, procedimentos como limpeza, restauração, por exemplo, não estavam sendo realizados, mas, os usuários que estivessem com dor ou incômodo, estavam e seguem sendo atendidos. Essa suspensão dos eletivos foi, justamente, pensando em proteger os usuários”, destaca Fernanda. 
 
No momento, está regularmente mantida a oferta dos procedimentos de urgência e emergência, no Fernando Franco, de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h; aos sábados, domingos e feriados o serviço funciona durante 24 horas; os atendimentos de urgência continuam, também, sendo ofertado nas UBSs, nos períodos matutino e vespertino.  
 
“Exceto naquelas unidades que são de referência para síndromes gripais e, assim, para estes casos o paciente deverá se dirigir à unidade de saúde mais próxima a fim de buscar o atendimento odontológico de urgência”, esclarece a coordenadora do CEO. 
 
De acordo com Fernanda Cabral, com a abertura gradual de algumas atividades, o serviço de odontologia do Município vai passar por algumas adaptações, bem como as equipes que realizam o atendimento na rede. 
 
“O atendimento eletivo vai retornar somente depois que as equipes passarem pela capacitação, que já está agenda para a próxima semana. Mas, vale ressaltar que a população também terá que se adaptar, já que não atenderemos o mesmo quantitativo de antes, para evitar aglomeração nas unidades de atendimento. Além disso, os usuários, mais do que nunca, terão que respeitar, pontualmente, o horário de atendimento, também para evitar a grande circulação de pessoas nos espaços e, desta forma, evitar a proliferação do vírus”, reforça Fernanda. 
 
Capacitação
Marcada para acontecer nos dias 6, 7 e 9 de julho, a capacitação do profissionais vai ser desenvolvida junto à Vigilância Sanitária da SMS, e abordará todas as questões referentes aos cuidados com o retorno das consultas eletivas, como salienta a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da SMS, Helena Santana. 
 
“Em torno de 90% dos nossos atendimentos são eletivos, então, nesse momento de retorno precisamos preparar não somente os ambientes, como também nossas equipes. O primeiro passo para esse retorno é a capacitação. Nela, a Vigilância Sanitária vai abordar o funcionamento desse “novo normal” dos consultório, principalmente, sobre a desinfecção entre uma atendimento e outro, e também mostrar como será o modo de agendamento”, explica Helena. 
 
A partir da próxima semana, um número 0800 será disponibilizado para a marcação das consultas, uma forma de fazer com que as pessoas não precisem ir às unidades para fazer realizar o atendimento. 
 
 
Da AAN