Prefeitura suspende retomada dos atendimentos odontológicos eletivos


Publicado em 10/07/2020 as 16:52

Respeitando a decisão judicial que suspendeu a Portaria 86/2020 do Governo do Estado, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), suspendeu a retomada dos atendimentos odontológicos eletivos, prevista para ocorrer na segunda-feira, dia 13.
 
As equipes seguem, no entanto, com o cronograma de treinamento, de maneira que a volta possa ocorrer com segurança tanto para profissionais quanto usuários. 
 
É preciso ressaltar que os cidadãos não ficam desassistidos, uma vez que os serviços de urgência e emergência permanecem portas abertas, seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com exceção daquelas que foram destacadas para tratar pacientes com síndromes gripais, ou no Hospital Fernando Franco. 
 
Até o retorno das atividades eletivas todos os profissionais terão passado por um treinamento específico em relação ao momento de crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19. 
 
“Enquanto os atendimentos eletivos estão suspensos a SMS tem preparado os profissionais de odontologia para o retorno, adquirindo os equipamentos de proteção individual, orientações via vigilância sanitária, que criou um protocolo para a área.  Nós já concluímos seis turmas, mas prevemos ainda treinamento antes da volta com um infectologista e sobre como funcionarão os agendamentos, pois a odontologia também ofertará a opção de marcação via número 0800, com intuito de evitar aglomerações”, explica a coordenadora do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), Fernanda Cabral.
 
Todo o cuidado tem sido tomado para que o retorno dos atendimentos eletivos possam ser seguros tanto para os profissionais quanto para os usuários, uma vez que nossa premissa é promover saúde.
 
Da AAN