Estanciano recém formado em Enfermagem na Unit é aprovado em residência no HRAC/USP


Publicado em 21/02/2021 as 22:56

Nascido em Estância, região  sul de Sergipe, Wgo Damaceno, passou mais da metade da graduação em Enfermagem, na Universidade Tiradentes, entre idas e vindas. Diariamente enfrentava os 134 km, em um bate e volta, para garantir sonho de uma formação acadêmica.

“Decidi fazer a graduação na capital para sair da zona de conforto e ter mais oportunidades. Pegava o ônibus todos os dias às 17h e chegava em casa depois de meia noite. No sexto período, quando consegui um estágio extracurricular e pude ajudar nas despesas, fui morar em Aracaju”, lembra Wgo.

Como passou boa parte da graduação morando no interior, não tinha como participar de muitos projetos de pesquisa e extensão, mas sempre buscou novas oportunidades de aprendizado. Quando finalmente mudou para a capital, passou a conciliar o tempo com os estudos da grade curricular e o estágio extra.

“Fiz dois estágios durante a graduação. O primeiro, de 30 dias, em uma clínica oftalmológica. Para o segundo, que durou um ano e meio, fui aprovado em 7° lugar no processo seletivo na empresa Ipesaúde, conquista de muito orgulho na minha vida.  O Ipes, em especial o Centro de Diabetes, me proporcionou um crescimento que eu nunca imaginei ter, como profissional e, principalmente, como ser humano, que é a parte mais difícil. Conheci pessoas incríveis que levarei para a vida”, ressalta.

Aos 22 anos, Wgo Damaceno concluiu o curso. Apesar da pandemia do novo coronavírus, e as dificuldades impostas pelas restrições, colou grau em 2020.2 e foi em busca de novas oportunidades. Se inscreveu e foi aprovado, no Programa de Residência Multiprofissional em Síndromes e Anomalias Craniofaciais, do HRAC - USP/Bauru que ofereceu apenas quatro vagas no processo seletivo. As bolsas de estudo de dois anos são oferecidas e administradas pelo Ministério da Saúde.

“Às vezes me pego olhando o meu nome na lista divulgada pelo diário oficial de São Paulo, até agora estou sem acreditar. Nunca pensei que fosse possível chegar tão longe, ser aprovado em 2° lugar em um dos programas de residência de uma universidade referência do País. Perceber o orgulho dos meus pais, não tem preço”, conta emocionado.

“Graças à educação proporcionada pela Unit, com professores excelentes, e todas as oportunidades em participar de projetos, congressos nacionais e internacionais, apresentação de trabalhos em Semanas de Pesquisa e Extensão, vagas para entrevistas nas feirinhas de estágio ou pelo Unit Carreiras, aperfeiçoamento do inglês com o Unit Idiomas, networking proporcionado pela Atlética do meu curso consegui ser protagonista da minha história. Mesmo com todas as minhas limitações, principalmente financeiras, a Unit abriu caminhos para que eu trilhasse em busca dessa conquista. De ser o que eu sou hoje”, completa.

Assessoria de Imprensa | Unit