Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital João Alves registrou 408 atendimentos nos dois primeiros meses do ano


Publicado em 03/03/2021 as 10:05

No Dia do Otorrino, celebrado em 3 de março, é fundamental destacar o serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho, que é referência nos atendimentos das demandas de urgência e emergência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Funcionando em tempo integral no pronto socorro do hospital, o serviço conta com profissionais habilitados e no ano passado registrou 3.096 atendimentos. Destes, 37 pacientes precisaram ficar internados em observação ou para algum tipo de procedimento. Já nos dois primeiros meses deste ano, foram contabilizados 408 atendimentos nessa especialidade.

Entre os sintomas registrados estão pacientes com amigdalites, dor de ouvido, engasgo, sintomas de surdez, sangramento nasal, sinusite, inflamação na garganta, corpo estranho, entre outros. O mestre de obras Wilson Ramos, 47, foi em busca de atendimento no setor devido uma forte dor no ouvido esquerdo.

“Estava há uma semana com essas dores e já nem dormia direito por causa do incômodo. Busquei ajuda do especialista que me atendeu de forma rápida, me examinou e constatou que o ouvido estava inflamado. Fui medicado, orientado e vou seguir o tratamento em casa”, explicou Wilson Ramos.

De acordo com otorrinolaringologista do Huse, Antônio Roberto Setton, os cuidados com o aparelho auditivo devem ser levados em consideração. “Muitos pacientes vem com irritação no ouvido ocasionada por cera e que não tem necessidade de um acompanhamento ambulatorial. O ideal é não mexer e muito menos usar o cotonete que só empurra a cera provocando uma inflamação. Outros casos a gente orienta o que deve ser feito, passar medicação e encaminhar para ambulatório”, explicou o otorrino.

Qualquer sensação de perda auditiva súbita em crianças ou adultos, o ideal é investigar o mais breve possível. Retardar o diagnóstico e o início do tratamento pode reduzir as chances de cura.

 

 

 

Da ASN