Centro de Tratamento da Síndrome Gripal do Ipesaúde amplia horário de funcionamento


Publicado em 04/03/2021 as 06:47

A partir desta quarta-feira, 3 de março, o Centro de Tratamento da Síndrome Gripal do Ipesaúde funcionará em horário estendido, das 7h às 17h, de segunda a sexta. Já aos sábados, a unidade estará aberta das 7h às 12h. O objetivo da ampliação se dá pelos casos ainda expressivos de pacientes com sintomas leves ou moderados de doenças respiratórias e a ação faz parte do enfrentamento ao Covid-19.

Criado, no ano passado, pelo Ipesaúde para atender, exclusivamente, pacientes que apresentem sintomas leves e moderados de doenças respiratórias e, consequentemente, para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19, o Centro fica localizado na rua D. José Thomaz, 331, São José, em Aracaju, no mesmo prédio do Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco.

O espaço conta com uma estrutura que atende aos parâmetros de biossegurança, com salas isoladas para evitar contaminação, nas quais médicos e pacientes se comunicam por meio de equipamentos de teleconferência. A equipe é formada por responsável técnico, médicos para atendimento, enfermeiros e técnicos em enfermagem totalmente capacitados e utilizando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.

Atendimento

O beneficiário com sintomas leves e moderados de doenças respiratórias pode acessar o Centro de Tratamento da Síndrome Gripal, com carteira do Ipesaúde e documento de identificação com foto.

Chegando ao Centro, o paciente terá suas mãos higienizadas com álcool em gel, receberá uma máscara cirúrgica e logo realizará o preenchimento dos dados pessoais na recepção. Após a identificação, o paciente será encaminhado para a sala de triagem, onde a equipe de enfermagem detectará o nível de urgência e fará uma estratificação quantos aos sintomas, comorbidades e duração da sintomatologia. Para então identificar a necessidade ou não da realização do teste para COVID-19.

Após o resultado do teste ter sido positivado, o beneficiário passará por atendimento médico especializado, receberá sua prescrição de medicamentos e passará por orientações acerca dos cuidados a serem tomados e do isolamento. Caso os sintomas agravem, o paciente deve procurar a unidade de urgência do Ipesaúde.

O serviço prestado pelo Centro de Tratamento das Síndromes Gripais, além de prestar uma assistência especializada para o tratamento de pacientes com síndrome gripal, permitirá a diminuição do fluxo desses pacientes no Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

Sintomas

A médica pneumologista e responsável técnica pelo Centro de Tratamento da Síndrome Gripal, Rafaela Mota, fala sobre os sintomas mais comuns e esclarece algumas questões. “Os sintomas são febre, tosse seca, dor de garganta, coriza, falta de apetite, fadiga, dores no corpo e dificuldade para respirar. Precisamos continuar adotando ações para impedir a propagação desse vírus”, conta.

 

 

 

Da ASN