Governo, prefeitura e empresários dialogam sobre rotas de cruzeiros marítimos

Reunião realizada em Aracaju discutiu a viabilidade de inserir Aracaju no roteiro de cruzeiros marítimos da costa brasileira
Publicado em 16/05/2019 as 17:55

Fotos: Marcelle Christinne/AAN

O turismo é uma área com inúmeras possibilidades e pensando em inserir Sergipe em mais uma opção para os viajantes o Governo do Estado, a Capitania dos Portos e gestores da Prefeitura de Aracaju, juntamente com as empresas que atuam no segmento de cruzeiros marítimos no Brasil e em alguns países, reuniram-se na última quarta-feira (15), para dialogar sobre a viabilidade de inserir Aracaju neste roteiro.

Na oportunidade, foi apresentada para as empresas Costa Cruzeiro e MSC Cruzeiros as condições de acesso ao Porto, profundidade do local e a infraestrutura para receber os navios de grande porte. Além disso, foram abordados temas como a capacidade de receptivo, rede hoteleira, quantidade de leitos e a diversidade de produtos turísticos existentes no estado.

Ao exibir o funcionamento do setor e as rotas existentes no país, o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA), Marcos Ferraz, detalhou os dados do setor no período de 2017/2018. “Passaram pelos sete navios em atividade no Brasil cerca de 418 mil pessoas, gerando 28 mil empregos diretos e um incremento na economia de R$ 1,792 bilhão”, disse.

O secretário de Estado do Turismo, Manelito Franco Neto, que representou o Governo no encontro, lembrou que desde a realização da ABAV Expo 2018, tem buscado alternativas para o assunto. Segundo ele, na ocasião foi aberto um canal de diálogo com as empresas do setor. “Estávamos esperando uma visita dos empresários para mostrar toda as potencialidades de Sergipe, e neste encontro tivemos esta oportunidade e criamos uma verdadeira força tarefa junto com a Prefeitura de Aracaju, trade turístico e a Marinha, com objetivo de obter êxito neste pleito”, declarou Manelito Franco Neto.

Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a possibilidade de inserção de Aracaju na rota dos cruzeiros é de grande importância. Ele lembrou ainda que Aracaju foi a primeira capital planejada do Brasil e que é de fácil mobilidade para todo o tipo de público. “Estou muito feliz com a reunião, por isso fiz questão de vir e trazer os secretários, pois considero a possibilidade da inserção de Aracaju na rota dos cruzeiros, já que um projeto que interessa muito a todos nós. Assumo aqui o compromisso de providenciar os esforços necessários para incluir a capital neste roteiro”, afirmou.

Ao final do encontro, ficou estabelecido que novas reuniões serão realizadas para encaminhamento das discussões e realização de estudos sobre o tema.

Fonte: ASN