Estado conclui reforma e recuperação do Centro de Arte e Cultura Galeria J Inácio


Publicado em 21/01/2021 as 09:57

“Obras públicas que visam o estímulo de hábitos, crenças e conhecimentos locais é uma iniciativa de extrema importância, pois os espaços destinados à produção artística têm como função valorizar a cultural da região, para que os próprios habitantes, assim como os visitantes de outras localidades, possam aventurar-se nas riquezas culturais de Sergipe”, a afirmação é da turista pernabucana e psicopedagoga, Neiviane Fonseca da Silva, 33 anos, a respeito da reforma e recuperação do Centro de Arte e Cultura Galeria J Inácio, localizado Orla de Atalaia, zona sul da capital. 

Executada pelo Governo do Estado, através da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) a obra , já concluída, teve como foco recuperar a estrutura metálica que sofreu danos por estar localizada em região litorânea. Com investimentos de R$ 1.331.755,00, foram realizados os serviços de remoção, inspeção, limpeza e ressecamento da cobertura das telhas, em alumínio dupla com manta de lã de vidro; a substituição de parte do forro; pinturas de proteção anticorrosiva na estrutura metálica, bem como o tingimento em toda área externa e interna do local, com materiais que priorizam maior durabilidade.

Importante iniciativa de recuperação da estrutura, a obra abrange 1.452,09 m² de área e compõe novas instalações elétricas, luminária de LED, revisão hidráulica, equipamentos de combate a incêndio, sendo executados o fechamento com  parede de gesso, revestimento em policarbonato, revisão das esquadrias e a construção de depósito sobre a laje da copa. O prazo de conclusão para o espaço cultural foi de 180 dias. 

O diretor técnico do Cehop, Howard Lima, pontuou sobre os benefícios que a recuperação do Centro de Arte e Cultura Galeria J. Inácio trará aos sergipanos. “Mais espaço público de estímulo ao turismo e cultura sergipana, além da geração de emprego e renda na região, uma ação que irá trazer em um futuro próximo. O Centro de Cultura será um local no qual artistas de diversas áreas terão a disponibilidade para apresentar suas produções junto a uma valorização da comunidade artística de Sergipe”, concluiu.

 

Da ASN