Governo lança Calendário de Eventos 2024 com destaque para os festejos juninos

Organizado com o apoio da Setur, Calendário contabiliza até o momento mais de 1.300 eventos
Publicado em 15/03/2024 as 17:00

Max Carlos/ Setur

O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira, 15, o Calendário de Eventos 2024, organizado com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e que até o momento contabiliza mais de 1.300 eventos cadastrados de diversas categorias e portes (cultural, negócios, religioso e lazer) promovidos pelas secretarias de Estado, pelos municípios e também por empresas privadas. Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri também fez o anúncio da programação dos Festejos Juninos no Arraiá do Povo e Vila do Forró, na Orla da Atalaia, que contará com mais de 300 atrações durante 60 dias de programação, sendo entre 1º e 30 de junho no Arraiá e Vila, e somente na Vila do Forró até o dia 31 de julho.

A secretária interina de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, destaca a importância da consolidação do Calendário de Eventos de Sergipe. Segundo ela, trata-se de uma política permanente do Governo Fábio Mitidieri que fortalece a atividade turística, porque traz previsibilidade para que os diversos segmentos se organizem e estejam preparados para os eventos que estão por vir ao longo de todo o ano. “O Calendário de Eventos é um pleito do trade turístico do estado que foi transformado em realidade na gestão do governador Fábio Mitidieri. Ao lançar a programação dos festejos juninos no mês de março, possibilita a divulgação junto às operadoras de forma antecipada, facilitando que os turistas se planejem para vir ao nosso estado, e também conhecer essa festa tão popular”, frisou.

Presentes no evento, integrantes do segmento turísticos foram unânimes na concepção de que a indústria de eventos é importante para o desenvolvimento econômico do estado, pois movimenta a rede hoteleira, de bares e restaurantes, além de equipamentos turísticos durante todo o ano. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, considera que o lançamento do Calendário de Eventos e principalmente a programação dos festejos juninos é fundamental para o turismo, afinal, trata-se de um pleito antigo do trade. “Parabenizo o governador Fábio Mitidieri por atender esse pleito porque, divulgando os festejos juninos agora no mês de março, possibilita que todo trade se programe, planeje e principalmente divulgue essa programação em todo Brasil, fazendo com que sejam atraídos cada vez mais turistas para Sergipe, aquecendo a economia, aumentando a ocupação dos hotéis e movimentando toda a cadeia ligada ao setor turismo”, explicou.

Ravisson Souza, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens de Sergipe (Abav/SE) afirma ter gostado da iniciativa do Governo do Estado em anunciar o calendário e a programação dos festejos juninos agora, no mês de março. “Para o trade é muito importante o lançamento do Calendário de eventos porque assim, as agências de receptivo podem programar sua frota para realizar passeios com os turistas, afinal, eles vem para conhecer nosso estado, e com o lançamento dos festejos juninos de forma antecipada, aproveitam também a estadia nesse período para conhecer essa tradição da época em nosso estado. Minha expectativa é muito positiva, pois não tenho dúvidas que será sucesso, assim como foi no ano passado, pois esse governo está bastante focado e investindo no turismo aqui em Sergipe”, disse.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) - seccional Sergipe, Bruno Dórea, o lançamento do Calendário de Eventos é um sonho antigo do trade turístico. “Sempre nos reunimos para falar sobre a importância de antecipar a divulgação do calendário de eventos. Pela primeira vez a gente vê essa divulgação no início do mês de março, e com certeza isso vai contribuir para que toda cadeia do turismo se prepare. O governador Fábio Mitidieri está de parabéns, esse é o caminho, e tomara que se repita durante muitos anos”, elogiou.

A empresária Rafaella Mamede, diretora geral do Centro de Convenções AM Malls, conceitua o lançamento do Calendário de Eventos de forma positiva. Segundo ela, um dos principais pilares do turismo de eventos é justamente a previsibilidade, e assim, fazer com que o trade se prepare para receber esses grandes eventos das mais diversas formas. “A hotelaria, bares, restaurantes e nós, com grandes eventos de negócios que o Centro de Convenções recebe, podemos também atrelar e fazer com que o calendário dos congressista, que muitas vezes são eventos de até 3 mil pessoas possa estar alinhado, porque também oportuniza divulgar as tradições locais, valorizar a cultura local”, destacou.

Fonte: ASN