Operação Terminal Seguro reduz 68% dos assaltos aos usuários do transporte público


Publicado em 22/05/2018 as 20:10

A Prefeitura de Aracaju tem investido alto para garantir a segurança no transporte público da capital. Prova disso é que, graças ao trabalho ostensivo da Guarda Municipal de Aracaju, no primeiro quadrimestre deste ano houve uma redução de 68% dos assaltos a ônibus, número em relação ao mesmo período de 2016. O reforço do patrulhamento faz parte da operação Terminal Seguro, que visa intensificar a segurança não só nesses locais, mas também dentro do veículo e pontos espalhados pela cidade.

Implementada em fevereiro de 2017, a Operação atua estrategicamente em horários e locais onde mais acontecem os assaltos - dados identificados após a análise realizada pela Coordenadoria de Estatística (Coest) da GMA. Além disso, informações sobre os tipos de crimes mais cometidos contra os usuários dos transportes coletivos também são levantados, colaborando com o planejamento da Guarda para a contenção desses casos.

Segundo o diretor geral e subinspetor da GMA, Fernando Mendonça, a partir desses estudos foi possível elaborar uma formatação do serviço prestado pela Guarda, possibilitando o alcance dos saldos positivos até o momento. "A nossa equipe está até menor do que era antes e nós conseguimos otimizar o trabalho através desses estudos técnicos e do uso dos dados como uma força, para que, então, a gente pudesse direcionar e utilizar o serviço da GMA de forma eficiente", afirmou.

O diretor enfatiza ainda que apesar de os números relacionados à diminuição das ocorrências serem positivos, o trabalho da Guarda continua sendo intensificado. "Nós observamos que houve uma migração do crime, que deixou de ser feito nos terminais e migrou para os pontos de ônibus e os transportes coletivos. Com a observação dos dados obtidos, nós distribuímos a abordagem nesses locais, onde já pudemos encontrar alguns delitos. Isso influenciou na diminuição dos índices. A nossa forma de trabalho está surtindo um efeito muito elogiado pela população", completou.

Atuação

Para além das rondas realizadas pelos agentes em toda a cidade, a Guarda atua em pontos-base (PB's), onde permanecem por um certo período, levando em consideração os horários onde as ocorrências são registradas com mais frequência, detectadas através das análises previamente feitas. Dentre os atendimentos realizados pela GMA, uma boa parte acontece nos terminais de integração, nos pontos de ônibus e dentro dos transportes coletivos, assistindo os usuários de forma ampla e coibindo a incidência de assaltos e demais infrações.

Durante 2017 e 2018, a Guarda realizou o atendimento de 1.184 ocorrências nos ônibus e terminais, onde 4.237 pessoas foram abordadas, 45 flagrantes foram registrados e 54 suspeitos foram detidos. Dessas ocorrências, 126 foram por porte de arma branca, além da apreensão de 247 unidades de drogas, cinco armas de fogo e sete simulacros (armas de fogo falsas).

Informações

A população pode colaborar com o trabalho da GMA realizando denúncias de ocorrências em áreas espaços públicas através do telefone 153 ou pelo número do Whatsapp (79) 98166-7790. Através deste último, os cidadãos podem enviar mensagens de texto, fotos, vídeos e áudios que ajudem a descrever o local e os suspeitos. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.